Especialistas se reúnem para discutir a produção mundial de maçãs no último dia da 3ª Fruit Attraction, na Espanha
por Viviane Taguchi, de Madri Nesta sexta-feira (21/10), dia do encerramento da 3ª Fruit Attraction (International Trade Show for the Fruit & Vegetables Industry) o destaque foi a maçã, que é a fruta mais consumida no mundo.Os maiores produtores em maçãs do mundo se reuniram no Congresso Internacional sobre La Producción y Consumo Mundial de La Manzana, no auditório do Feria del Madrid, para discutir tendências, novas variedades da fruta e a expansão de mercados. Eugênio Occhialini, presidente da Eumedia, disse que por ser a fruta mais consumida no mundo, fomentar a sua produção em todos os países produtores é muito importante para complementar safras sazonais e evitar desabastecimento.
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçãs, Pierre Pérès foi um dos palestrantes do Congresso e falou sobre os sistemas de produção brasileiros, regiões produtoras e ainda, sobre a influência do clima nas últimas duas safras. “Se tudo correr bem como achamos que vai acontecer, teremos uma safra de maçãs excelente no próximo ano, no Brasil”, disse Pérès. “Os produtores de Santa Catarina vem sofrendo nos últimos dois anos devido ao clima. Em 2011, o que atrapalhou foi a incidência grande de granizo e o câmbio. Com o dólar baixo, todo o setor foi prejudicado”.
A World Apple and Pear Association (Wapa), entidade que representa os produtores de maçãs da Europa divulgou que a produção da fruta no “velho continente” está crescendo ano a ano e que em 2011, a safra europeia cresceu 74% em relação a anterior. Segundo dados da Wapa, atualmente quem lidera a produção mundial é a China, que deverá produzir 34,3 milhões de toneladas da fruta.
Os demais produtores são Estados Unidos (4,4 milhões de toneladas), Turquia (2,4 milhões de toneladas), Rússia (1,9 milhão de toneladas), Ucrânia (1 milhão de toneladas). A União Europeia produz 5,3 milhões de toneladas, com destaque para a Itália, que tem uma safra de 1,6 milhão de maçãs. Na América do Sul, o principal produtor é o Chile, Brasil e Argentina. A Wapa destacou, porém, que apenas a produção brasileira está crescendo no continente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário