sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O pH do Solo e a Disponibilidade de Nutrientes

O pH do solo serve para avaliar as condições de um solo: ácido, neutro ou alcalino. A escala de pH vai do 1 ao 14, sendo 7 a neutralidade, abaixo de 7 a acidez e acima de 7 a alcalinidade. A faixa ideal de pH para o desenvolvimento das plantas é de 6,0 a 6,5. Os solos ácidos apresentam problemas para a agricultura porque as plantas não desenvolvem bem nestas condições de acidez. A disponibilidade de nutrientes é muito pequena para as plantas. A produtividade das lavouras é muito baixa. Algumas plantas, como a batatinha, preferem solos ácidos. 


Num solo com pH próximo de 7,0 a batatinha desenvolve uma doença chamada murchadeira, com graves danos para a  produção. A dose recomendada de calcário, no caso da batatinha, é a aplicação da metade estabelecida pela análise do solo. Outras plantas, como a alfafa, preferem solos com pH próximo da neutralidade. Por isto que se recomenda para a alfafa uma aplicação de 1,5 vez a recomendação de calcário, baseada na análise do solo.
Os solos ácidos se caracterizam pela presença de alumínio tóxico que é prejudicial para as plantas, influenciando no desenvolvimento do sistema radicular. Entretanto, a partir do pH 5,5 não existe mais alumínio tóxico devido à sua precipitação na forma de óxido de alumínio.
Al  + 3H2O  -------- Al (OH)³ + 3H+
Nos solos ácidos verifica-se a fixação do fósforo (P) pelo ferro (Fe) e pelo alumínio (Al) formando compostos insolúveis não aproveitáveis para as plantas. Os solos brasileiros, em geral, são muito ácidos. Num solo ácido, os teores de Ca, Mg e K são baixos. Apresentam, ainda, uma baixa CTC efetiva (t) que ocasiona uma lixiviação muito grande de cátions, bem como uma baixa percentagem de saturação por bases (V%) e uma alta saturação por alumínio (m%).
Nos solos alcalinos (pH > 7,0) há uma deficiência na disponibilidade de fósforo por causa da formação de fosfato de cálcio que é insolúvel e não aproveitável para as plantas. Nestes solos, há uma elevação dos teores de Ca, Mg e K, mas uma deficiência de micronutrientes, com exceção do molibdênio (Mo). A saturação por bases (V%) é alta, baixa saturação por alumínio (m%), alta CTC efetiva (t) que, por sua vez, é baixa nos solos arenosos. O nitrogênio apresenta perdas por volatilização. Os solos alcalinos podem ser sódicos ou salinos.
A disponibilidade dos nutrientes sofrem influência do pH do solo. O nitrogênio (N) é melhor aproveitado pela planta em solo com pH acima de 5,5. A disponibilidade máxima verifica-se na faixa de pH do solo entre 6 e 6,5 para depois diminuir. O fósforo (P2O5) tem melhor disponibilidade para as plantas em pH 6 a 6,5. O potássio (K2O) é melhor aproveitado em pH do solo maior que 5,5.
As principais culturas requerem uma faixa ideal de pH do solo para crescerem e produzirem grãos, folhas, forragens ou frutos. O algodão requer uma faixa ideal entre 5,7 a 7,0; a cana-de-açúcar entre 5,7 a 6,5; os citros, entre 6,0 a 6,5; a soja entre 5,7 a 7,0; o trigo, 5,5 a 6,7; o arroz, 4,7 a 5,2; o café, 5,2 a 6,0; o tomate, 5,5 a 6,8; o feijão, 5,5 a 6,5; o milho, 5,5 a 7,0


Fonte: http://agronomiacomgismonti.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário