terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cresce produção de trevo-de-quatro folhas


Cultivo se concentra em Holambra, SP, e soma cerca de dois milhões de unidades por ano

por Luciana Franco
Divulgação/Expoflora
Sorte e investimento: a produção do trevo-de-quatro-folhas dos produtores André e Daniel Boersen cresce a cada ano
Quem nunca ouviu dizer que achar um trevo-de-quatro-folhas é sinal de sorte? Isso acontece porque o comum é que os trevos tenham apenas três folhas. E justamente devido ao fato raro de se encontrar na natureza uma planta com quatro folíolos é que a torna um amuleto de sorte. E Foi apostando neste apelo que os produtores André e Daniel Boersen resolveram investir no cultivo da planta no Brasil. Hoje, a família Boersen é a única que produz o trevo-de-quatro-folhas em escala comercial, com vendas de 2 milhões de unidades por ano.



“Reproduzimos o material genético de um bulbo de quatro folhas e iniciamos a comercialização há oito anos. É um mercado que cresce a cada ano”, conta Daniel Boersen, gerente comercial da propriedade, que fica em Holambra (SP). A planta, que tem a função decorativa, é de cultivo simples. Ela vai bem tanto em ambientes internos como externos, e deve ser regada uma vez por semana. “As antigas tradições acreditam que encontrar um trevo-de-quatro-folhas é sinal de sorte. Estamos ajudando a levar isso para as pessoas”, diz Daniel.
Divulgação/Expoflora
O kit trevo vem com potinho, saquinho com terra e quatro bulbos para o cliente cultivar a planta em casa
A empresa comercializa tanto a planta já cultivada num vasinho, como um “kit trevo”, para quem se interessa em realizar o cultivo em casa. O kit contém um potinho, um saquinho com terra e quatro bulbos. “O plantio é tão fácil quanto o de feijão no algodão”, diz Daniel. Após três dias, a planta começa a germinar. Já adulta, a planta dura cerca de quatro semanas. Depois o trevo murcha. “O ideal é que o bulbo seja replantado em um pote maior. O bulbo entrará, então, em dormência e nove meses depois voltará a produz um novo trevo”, conta.

Um comentário:

  1. Por favor, como faço para conseguir o kit trevo de 4 folha? Qdo morava em S.P. eu cultivava, agora moro na Bahia e gostaria muito de tê-los novamente em minha nova casa Grata

    ResponderExcluir