sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

BRS Sena primeiro híbrido nacional de tomate para processamento

Henrique Carvalho

BRS Sena  primeiro híbrido nacional de tomate para processamento
Os produtores de tomate para processamento contam agora com uma excelente opção de cultivo: o tomate BRS Sena, apresentado durante o 6º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, realizado em Goiânia (GO), no período de 28 a 30 de novembro, é o primeiro híbrido nacional com tolerância ao geminivírus e à mancha-bacteriana, principais problemas que afetam a tomaticultura no País, provocando perdas na produção. Por não existir no Brasil material disponível com essas características, a sua entrada no mercado deverá dinamizar a cadeia de produção e de oferta de sementes, hoje dependentes exclusivamente de material importado.

Para comprovação de suas qualidades, o BRS Sena passou por vários testes de validação, a exemplo dos dias de campo realizados em Morrinhos (GO) e em Manga (MG), em setembro último. “A todos os testes a que foi submetido, o híbrido demonstrou sua tolerância às doenças causadas por geminivírus, principalmente, além de possuir um ótimo desempenho na colheita mecânica - o seu pedúnculo (que serve de suporte ao fruto) solta com facilidade, o que facilita a mecanização”, atesta a pesquisadora da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), Alice Quezado, líder do projeto “Introdução de híbrido nacional de tomate indústria na cadeia produtiva”.

A pesquisadora destaca a importância desses testes para o lançamento de materiais desenvolvidos pela pesquisa. “Não apenas no caso do tomate em questão, mas é através do contato com produtores que podemos detectar as demandas que vão balizar os nossos projetos e, dessa forma, chegar o mais perto possível das necessidades da cadeia produtiva”, salienta. Com relação à disponibilidade de sementes do BRS Sena, Alice informa que a Embrapa Produtos e Mercados (SPM) lançará no início de 2013 um edital de licenciamento para que empresas processadoras possam ser habilitadas para a produção. Considerada o “braço da Embrapa”, atua na produção, promoção, comercialização e licenciamento de sementes e mudas das cultivares desenvolvidas pelas Unidades de produto, como responsável pela inserção no mercado dos ativos das tecnologias resultantes dos programas de melhoramento desenvolvidos por essas Unidades.

LIVRO SOBRE TOMATE INDUSTRIAL

Além do BRS Sena, a Embrapa Hortaliças apresentou outra novidade durante o congresso. Durante o evento, foi lançado o título “Processamento de tomate para processamento industrial”, livro composto por textos produzidos por 35 autores – pesquisadores da Unidade e de outras instituições.

Segundo a agrônoma Flavia Clemente, supervisora da área de Transferência de Tecnologia, que divide a edição do livro com o pesquisador melhorista Leonardo Boiteux, a coletânea tem como proposta atender a todos os segmentos da cadeia produtiva de tomate para indústria, além de constituir uma fonte atualizada para consulta.



Anelise Macedo (MTB 2749/DF)  
Embrapa Hortaliças
(61) 3385-9109
ane@cnph.embrapa.br
 
Fonte : Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário