quinta-feira, 3 de maio de 2012

Conceito Ants promete revolucionar a agricultura


Tecnologia desenvolvida pela Valtra é a principal novidade na Agrishow 2012

por Globo Rural On-line

Tecnologia Ants, da Valtra, apresentada na Agrishow 2012
Divulgação/ValtraMenor tempo, maior desempenho, ampliação da capacidade produtiva e sustentável das áreas agrícolas. É o que promete o conceito Ants, apresentado durante a Agrishow 2012, em Ribeirão Preto. Desenvolvida pela Valtra, a tecnologia foi projetada para desempenhar grande parte das operações agrícolas necessárias ao processo produtivo, desde o preparo do solo à distribuição do produto colhido. O nome representa Ants faz referência a série atual de modelos mundiais de tratores da marca, e também é plural de “ant”, formiga em inglês, que caracteriza o design do equipamento.

“A partir da unidade geradora de potência é possível acoplar implementos para a colheita de grãos, forragem, pulverização, e até de componentes para atividade florestal”, explicou Jak Torretta Jr., diretor de produto AGCO América do Sul. “Será um modelo para a indústria em todo mundo”, acrescentou. Segundo ele, o produtor não se preocupa apenas com a aquisição de um modelo para determinada atividade. Ele quer a otimização dos processos gerados por um conjunto de equipamentos. “Tanto o pequeno como o grande produtor, estão investindo em ferramentas para aumentar a produtividade de sua lavoura. O que veremos daqui para frente é o constante aumento de produção por hectare”, completou Torretta.


Novos tratores da empresa, série S, refletem o conceito Ants. Os tratores S293 e S353 estão conectados com a tecnologia. No Ants uma unidade soldado conta com uma saída de 100 kW e uma unidade operária com uma saída de 200 kW. Se necessário, os módulos podem ser combinados, criando um Ants rainha com três eixos, oito rodas e uma saída de 200, 300 ou 400 kW. Convertendo kW para cv, referência usada hoje pela indústria para determinar a potência do trator, cada módulo da máquina possuiria em média 135 cv, somando dois módulos 270 cv, três módulos 405 cv e assim por diante.

Outro ponto em comum dos modelos da série S com o ANTS é o ajuste das bitolas que funciona como o sistema de pneus do conceito, que se ajustam conforme a necessidade de aplicação e a suspensão do eixo. Na máquina, os pneus são expansíveis para diminuir a compactação do solo, possuem rodas inteligentes que garantem aderência em todas as condições.

Os tratores também possuem suspensão pneumática para o assento giratório que ajusta a posição do operador de acordo com a declividade do campo. Piloto automáticovolante elétricobarra de luzessistemas de telemetria, entre outras ferramentas, também fazem parte dos equipamentos.
Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre a tecnologia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário