terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cientistas argentinos conseguem estender em 50% vida útil de morangos


Cientistas argentinos conseguiram estender em 50% a vida útil dos morangos ao tratá-los com um conservante natural que desenvolveram a partir da carapaça dos camarões, informaram no dia 5 de agosto de 2013 os responsáveis pela pesquisa à Agência EFE. O sabor, a umidade, a vitamina C e demais características dos morangos podem durar até 50% mais graças a um conservante natural desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial(Inti) da província de Buenos Aires.

"Conseguimos estender a vida útil pós-colheita dos morangos por meio de um recobrimento de quitosana, um conservante natural que obtivemos da casca dos camarões", explicou o engenheiro químico Fernando Bollini, do Inti, à EFE.

A quitosana, um biopolímero sem toxicidade, biocompatível e naturalmente degradável com atividade antimicrobiana, antiviral e antifúngica, tem a capacidade de diminuir a deterioração dos frutos, permitindo assim um maior tempo de armazenamento.

Além disso, Bollini explicou que decidiram trabalhar com os morangos porque é uma fruta perecível e porque era importante estender sua vida útil já que têm uma rápida degradação.
Cerca de 40% dos morangos que estão no mercado argentino são descartados por má aparência e pela deterioração provocada pelos microorganismos.

"Viemos trabalhando nisto há alguns anos. A produção da quitosana já a temos armada, o objetivo é depois aplicá-la a outras frutas e verduras", acrescentou Bollini.

O recobrimento líquido foi aplicado por meio de imersão e pulverização, mas os cientistas esclareceram que têm pensado em trabalhar inclusive antes da colheita, para assim poder estender ainda mais a vida útil das frutas e verduras. 

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário