segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Utilização dos nematoides pode ajudar no combate de pragas como a helicoverpa


Nesta quinta, dia 22, no encerramento do 31º Congresso Brasileiro de Nematologia, realizado em Cuiabá, especialistas anunciaram uma novidade que deve ajudar os produtores a médio prazo. A utilização dos nematoides no combate de outras pragas, como a helicoverpa armigera.

Estados Unidos e Europa já utilizam a técnica de controle integrado de pragas com os nematoides há 30 anos. No Brasil, as pesquisas com essa praga teve início há cerca de dez anos.

O pesquisador alemão Ralf Ehlers, diz que o controle é possível porque a helicoverpa tem uma fase de 15 dias no solo, e é onde entram em ação os nematoides entomopatogênicos, os que têm capacidade de matar insetos.

Segundo o pesquisador Instituto Biológico, Luiz Leite, tudo demanda tempo. Para o Instituto, os resultados dos estudos do controle da helicoverpa com nematoides devem ser publicados em um prazo de até dois anos.

A boa notícia é que já há produção comercial desses nematoides em Indaiatuba, interior de São Paulo. Esse vermes tem vida útil curta, precisam de ambiente refrigerado, entre 15 e 20 graus, e por essas características, a distribuição e o uso nas lavouras devem ser rápidos, num prazo de 30 a 60 dias após a compra.

Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário