domingo, 10 de julho de 2011

Milho mais nutritivo é difundido entre agricultores mineiros


Os produtores terão acesso ao grão de qualidade proteica melhorada

 desenvolvido pela Embrapa

por Globo Rural On-line
Editora Globo






Produtores rurais do município de Matozinhos, na região metropolitana de Belo Horizonte, terão acesso a sementes de milho de qualidade proteica melhorada (QPM). O material desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) é mais nutritivo e teve suas sementes multiplicadas em parceria com a Emater-MG para distribuição a agricultores familiares

extensionista Evode José dos Santos conta que a variedade BR 473 foi plantada na Fazenda Figueiredo, emMatozinhos. Após a colheita, o material foi levado à Embrapa Milho e Sorgo para que as sementes fossem classificadas e ensacadas. 


O próximo passo é a distribuição das sementes a produtores interessados em fazer a multiplicação. Cerca de 40 agricultores poderão ser atendidos. Como se trata de uma variedade, os próprios agricultores podem plantar o material para obtenção de mais sementes sem comprometer as características e o potencial produtivo do milho. "Eles também podem fazer fubá para a família, passar sementes para os vizinhos", explica Evode. 
Junto com o milho, os produtores receberão explicações sobre o que é o material QPM e os benefícios de sua utilização. Segundo a Embrapa, a variedade BR 473 possui excelente valor energético e, ao mesmo tempo, maior valor proteico do que o milho comum, pois apresenta teores mais altos de aminoácidos essenciais. 

Segundo o extensionista, o objetivo é fazer uma unidade de multiplicação de alimentos mais nutritivos em Matozinhos e difundir esses materiais entre os produtores. Além de milho, também foram plantadas mandioca e batata-doce biofortificadas no município e pretende-se implantar ainda lavouras de arroz e de feijão com teores de nutrientes mais altos. 

Saiba mais
biofortificação consiste em um processo de cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares mais nutritivas. As pesquisas para produção de alimentos biofortificados buscam diminuir a desnutrição e garantir maiorsegurança alimentar através do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário