quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Uso da Agricultura de Precisão na cultura de arroz constata deficiência de nutrientes


A utilização de técnicas de Agricultura de Precisão tem proporcionado resultados importantes para tornar a agropecuária brasileira mais competitiva. Essas pesquisas estão em discussão até amanhã (25/11/11), em São Carlos (SP), onde ocorre a segunda convenção da Rede de Agricultura de Precisão, na Embrapa Instrumentação, com a participação de cerca de 60 pesquisadores.

O arroz irrigado, importante para a alimentação dos brasileiros, é objeto de pesquisa na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS). O pesquisador José Maria Filippini Alba constatou que essa cultura apresentou, em parte da área, falta de Potássio, Nitrogênio e Fósforo, ocorrendo baixa produtividade, levando a equipe a realizar novos estudos para solução do problema.




Nessa pesquisa foram usadas ferramentas como geotecnologias para suporte à agricultura de precisão nos sistemas produtivos de terras baixas de duas áreas-piloto, uma sistematizada e outra convencional, como forma de comparação do cultivo de arroz irrigado. Os estudos preliminares no primeiro ano de plantio da área sistematizada apontaram para a necessidade de trabalhar em forma coordenada, mantendo a malha regular fixa para executar os procedimentos e a continuidade das pesquisas.

As geotecnologias podem ser definidas como softwares, instrumentos ou processos que envolvem o uso de aplicações de sensoriamento remoto, modelagem com sistemas de informação geográfica, geoestatística e os Sistemas de Navegação Global Orientados por Satélites (SNGOS), que derivam na análise da variabilidade espacial e temporal da informação. Os SNGOS são utilizados para posicionamento a campo, sensores para avaliar as características do solo, das plantas ou a produtividade, equipamento específico para amostragem ou aplicação à taxa variável, piloto automático, dentre outros.

Filippini explicou que a altitude foi modelada nas duas áreas para recolher amostras de solo e de matéria seca (planta de arroz crescida) para observação de dados. "A área de teste sistematizada recebeu o processo de nivelamento do terreno de maneira a transformar a superfície em um plano, facilitando o manejo da lavoura, principalmente quanto à uniformidade da irrigação no sistema de arroz irrigado. O experimento também envolveu o uso de imagens orbitais de baixo custo, manuseio de GPS para efetivar modelos digitais de elevação e processamento dos dados segundo malha regular", afirmou.

Além disso, ele disse que as amostras foram processadas e guardadas em local apropriado para realizar as determinações físicas e químicas: granulometria, densidade, teor de fósforo, teor de nitrogênio, teor de potássio e matéria orgânica. O plantio de arroz cobriu parte da área, sendo avaliada matéria seca aérea de arroz de maneira análoga a mencionada, segundo a mesma malha regular.

FONTE

Embrapa Instrumentação
Joana Silva - Jornalista
Keite Silva - Estagiária
Telefone: (16) 2107-2901

Nenhum comentário:

Postar um comentário