domingo, 4 de março de 2012

Utilização do broto para cultivo da batata-semente pode triplicar a produção, segundo pesquisador

Professor do Instituto Agronômico de Campinas 

afirma que alternativa oferece vantagens em relação à sanidade


Marcelo Oliveira
Uma pesquisa desenvolvida no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em São Paulo, mostra que é possível triplicar a produção de batata-semente no Brasil, de forma simples e sem investimentos significativos. Segundo o professor José Alberto Caram, a utilização do broto para a multiplicação da cultivar oferece mais vantagens do que a batatinha. Principalmente, em termos de sanidade. Ele aponta que a planta cultivada a partir do broto corre menos risco de ataque da mosca branca, por exemplo.

A produção brasileira hoje descarta este material. Para ocupar os 150 mil hectares de área plantada no país, são necessárias 45 mil toneladas de batata-semente, das quais uma considerável parte é proveniente de importação. No ano passado, o Brasil comprou pelo menos 10% deste total de países como a Suécia e Holanda, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.   

A técnica de multiplicação da batata-semente a partir do broto ainda não é usada em escala comercial no Brasil. O professor, entretanto, diz que as discussões estão adiantadas no Ministério da Agricultura para certificação do produto. Ele acredita que até o fim do ano o material seja reconhecido como alternativa para produção de semente de batatas.
CANAL RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário