segunda-feira, 28 de maio de 2012

Novos cultivares de cebola podem triplicar produtividade no Vale do São Francisco


EBDA começou a testar variedades no sistema de irrigação por gotejamento

por Globo Rural On-line
Divulgação/EBDANovos cultivares híbridas de cebola começaram a ser testados em Juazeiro (BA), na região do Vale do São Francisco, no sistema de irrigação por gotejamento sob dois níveis de nitrogêncio, com o intuito de triplicar a produtividade do local. Os testes estão sendo feitos pelaEmpresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), de forma qualitativa e quantitativa. Segunda maior produtora de cebola do país, a região tem uma produtividade média de 20 toneladas por hectare, obtida pelo sistema convencional por sulcos. Com as variedades e o sistema de gotejamento, a EBDA espera um aumento da produtividade para 60 toneladas por hectare. As variedades selecionadas para as pesquisas são: Andromeda, Alfa São Francisco, Lambada, Luana, além da Valeouro IPA11, utilizada por 95% dos produtores da região. 
O sistema de gotejamento permite uma economia de cinco a sete vezes de água nos períodos de produção em comparação com o sistema convencional, e ainda contribui com apreservação ambiental ao reduzir o uso de defensivos agrícolas. 

Os agricultores familiares estão sendo capacitados e recebendo assistência técnica da EBDA para o desenvolvimento do sistema de gotejamento e o uso das variedades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário