terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pesquisa desenvolve arroz para silagem e etanol


Ações do documento
Foto Embrapa
Pesquisa desenvolve  arroz para silagem e etanol


A Embrapa está desenvolvendo um novo tipo de arroz, caracterizado por ter grãos – e, consequentemente, produtividade – com o dobro do tamanho da média. Apelidada de “gigante” e registrada com AB 11047, a nova linhagem vai atender dois nichos específicos: alimentação animal e produção de etanol. Em fases finais de testes pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), a novidade foi apresentada na vitrine tecnológica da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, um dos principais eventos do setor arrozeiro nacional, este ano realizado em Restinga Sêca/RS entre 22 e 25 de fevereiro.
A linhagem está em fase de ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) e deverá chegar ao mercado na safra 2013/2014. A expectativa é de que o produto atenda a uma demanda por cultivares específicas para a produção de álcool e para a alimentação animal – seja ração, que seria feita do grão, ou silagem, originada da planta inteira do arroz.
O arroz tem apresentado nos testes um potencial produtivo de 14 toneladas por hectare – a média nacional fica em 7,5 t/ha. Outro fator favorável é o alto teor de amido da linahgem, o que garantirá um maior poder nutritivo para os animais e mais energia para a geração de etanol.

Bruno Zamora(3005/SC)
Embrapa Clima Temperado
53 3275 8113
bruno.zamora@cpact.embrapa.b
r

Um comentário:

  1. Olá, que bom que gostou do blog, amigo, coloquei seu blog nos meus links, se tiver algum banner do blog me envia que posto lá tb. vá no meu blog coloque meu banner no seu. ajudamos uns aos outros. abraços! para béns pelo blog

    ResponderExcluir