segunda-feira, 16 de abril de 2012

Quiabo: aprenda cultivar e eliminar a baba

Fonte de vitaminas, a hortaliça pode ser plantada em hortas caseiras e incrementar pratos típicos brasileiros

por João Mathias | Consultora Débora de Faria Albernaz Vieira*

Editora GloboEmbora não seja das hortaliças mais preferidas pela população, os brasileiros sabem da importância nutricional do quiabo (Abelmoschus esculentus) entre os alimentos. Fonte de vitaminas, sobretudo de A, C e B1 – além de cálcio, mineral essencial para o fortalecimento dos ossos –, o fruto do quiabeiro é usado em pratos tradicionais de boa parte do país, como frango, carne, caruru, costelinha de porco, refogados e saladas. 

Alguns torcem o nariz para a hortaliça por conta, justamente, do componente que dá liga aos temperos e proporciona sabor peculiar às receitas culinárias. Viscosa e transparente, a baba característica do quiabo não tem textura e visual que agradem a todos. Nesses casos, é possível eliminá-la secando o quiabo com um pano após mergulho em suco de limão por 15 minutos. Em seguida, é preciso cortar as pontas e os cabos, picar os frutos de acordo com a receita e colocá-los para cozinhar.


De origem africana, o quiabeiro chegou aqui por meio dos escravos que aportaram em terras brasileiras. Como não tolera temperaturas muito baixas por um longo tempo, a planta se deu bem com o predomínio do clima quente local.

Arbusto que cresce até 3 metros de altura, de acordo com a variedade, aos poucos ganhou espaço na lavoura nacional. Os melhores meses de produção vão de janeiro a maio. A produtividade brasileira do quiabeiro varia de 20 a 40 toneladas por hectare.

O quiabo de qualidade e adequado para o consumo deve ter cor verde intensa – sem presença de manchas escuras –, firmeza e comprimento entre 10 e 14 centímetros. Se não for colhido nessa fase do desenvolvimento, ele passa do ponto, fica fibroso e duro. De formato alongado e estreito, o fruto possui sementes claras e redondas.

Depois de colhido, o quiabo pode ser conservado por até uma semana desde que mantido dentro de sacos plásticos e na parte inferior da geladeira. Seu preparo é fácil, pois não precisa ser descascado.


Editora Globo

MÃOS À OBRA 
INÍCIO A propagação do quiabeiro é realizada por meio do plantio de sementes. Elas podem ser compradas em envelopes em supermercados, lojas de produtos agropecuários ou por meio de sites de empresas produtoras. Alguns viveiristas comercializam as mudas prontas para o transplante para o local definitivo. A variedade mais plantada é a santa cruz 47, seguida das cultivares amarelinho, brasileirinho, valença e mauá.
AMBIENTE As regiões de clima quente a ameno são as mais adequadas para o cultivo do quiabeiro. A planta não tem bom desenvolvimento em locais de baixa temperatura e sujeitos a geadas. Em regiões quentes e com inverno ameno, é possível plantar o ano todo. Nos Estados do sul do Brasil, o plantio vai bem nos meses de primavera e verão.
PLANTIO Deve ser em local onde o solo é profundo, permeável, rico em matéria orgânica ou com boa fertilidade. Prepare a área de plantio arando o solo de 20 a 25 centímetros e, em seguida, realize a gradagem, para eliminar torrões e obter terreno uniforme. A propagação pode ser por semeadura direta ou por mudas. No caso de sementes, recomenda-se o plantio com profundidade de 8 a 10 centímetros. Para uma germinação mais uniforme, o ideal é quebrar a dormência das sementes imergindo-as em água por 24 horas antes do plantio.
ESPAÇAMENTO Semeiam-se três sementes por cova espaçada de 30 a 40 centímetros. Entre as fileiras, o espaçamento ideal é de 100 a 120 centímetros. Quando as plantas atingirem de 15 a 20 centímetros, deve-se fazer o desbaste, a fim de deixá-las mais vigorosas.
CUIDADOS Em caso de solo com pH abaixo de 5,5, faça a correção da acidez com a incorporação de calcário dolomítico. A adubação também é necessária para evitar alguma interferência na produtividade do quiabeiro. Apesar de não ser preciso irrigar sempre o cultivo, pois a planta é tolerante à falta de água, a oferta do líquido deve ocorrer durante todo o ciclo da cultura.
PRODUÇÃO Colha os frutos do quiabeiro quando atingirem de 10 a 14 centímetros de comprimento. Em geral, ocorre no período de 60 a 75 dias após a semeadura, em períodos quentes, ou de 85 a 100 dias, em épocas mais frias. Os quiabos devem estar tenros e não fibrosos, com a ponta fácil para ser quebrada com os dedos. Se estiverem bem maduras, passadas do ponto de colheita, as hortaliças tornam-se fibrosas, duras e com cor amarelada. A colheita pode se estender de três a oito meses. 
RAIO X
SOLO: profundo e fértil
CLIMA: temperatura quente a amena
ÁREA MÍNIMA: pode ser plantado em horta caseira
COLHEITA: nos meses mais quentes, inicia-se de 60 a 75 dias após a semeadura e, em períodos frios, de 85 a 100 dias
CUSTO: cerca de R$ 1 o envelope de 6 gramas ou R$ 29 o pacote de 1 quilo

*DÉBORA DE FARIA ALBERNAZ VIEIRA é engenheira agrônoma da Embrapa Hortaliças, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília (DF), tel. (61) 3385-9039, debora@cnph.embrapa.br
ONDE COMPRAR: empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural e no IAC (Instituto Agronômico de Campinas)
MAIS INFORMAÇÕES: empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural e o IAC (Instituto Agronômico de Campinas) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário