segunda-feira, 2 de abril de 2012

Saiba como diminuir infestação de bichos no pé de maracujá

Especialista dá dicas para cuidar da planta. Confira!

por Globo Rural On-line
Anderson Schneiderpé de maracujá doce que tenho em minha residência fica carregado de frutos, porém todos ficam infestados de bichose acabam caindo. O que há de errado?
Marilza Coutinho Sanchez
São Paulo, SP

maracujazeiro sofre ataque de diversos insetos, sobretudo de moscas-das-frutas e percevejos. No ataque de moscas-das-frutas, recomenda-se a catação manual e o enterro dos maracujás atacados. No controle químico, de 15 em 15 dias, use isca tóxica composta de 500 gramas de açúcar mascavo, inseticida e 10 litros de água. O inseticidadeve ser registrado para a cultura do maracujá, cujo receituário precisa ser elaborado por um engenheiro agrônomo. Como alternativa, faça em uma garrafa PET três aberturas laterais de 2 centímetros de altura por 2 centímetros de largura, acima do nível do líquido. Preencha o frasco com solução atrativa com uma parte de suco de uva e três de água até o volume de 500 mililitros, ou com 35 mililitros de melaço em 465 mililitros de água. Tampe a garrafa e amarre com arame na planta. Troque o líquido a cada 15 dias. O controle de percevejos pode ser feito com inseticidas, como indicado para as moscas-das-frutas. Em áreas pequenas, adote o ensacamento dos frutos ainda no início do desenvolvimento, prática eficiente no controle de insetos-pragas.

CONSULTOR: JOSÉ CARLOS CAVICHIOLI, pesquisador da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Av. Miguel Stéfano, 3900, Água Funda, São Paulo, SP, CEP 04301-903, Tel. (11) 5067-0447.

Nenhum comentário:

Postar um comentário