terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pepino tem produção favorecida por cotação e clima

Em Minas Gerais, agricultores iniciam o plantio apostando no calor que se aproxima

por Globo Rural On-line
Editora Globo
 
Produtores de pepino em Minas Gerais iniciam um novo período de plantio embalados pela cotação da hortaliça e pelo calor registrado nesta época do ano. A colheita do ciclo que se inicia deverá ser realizada em meados de outubro e a expectativa é de que o mercado de pepino continue favorável.

De janeiro a julho de 2011, Minas Gerais colheu 15,4 mil toneladas de pepino. Um crescimento de 27,2% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, “Quanto mais elevada for a temperatura neste inverno, maiores serão as possibilidades de aumento da safra, com produtos de alta qualidade e mais valorizados”, prevê o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria, João Ricardo Albanez.


 


No município de Mateus Leme, região Central do estado, os produtores cultivam pepino em 15 hectares e estão apostando que o clima vai possibilitar uma colheita maior que a registrada nos primeiros seis meses deste ano, que foi de 600 toneladas. Com este volume, Mateus Leme ocupa o terceiro lugar na produção estadual, atrás de Uberlândia e Araguari, com 1,2 mil e 660 toneladas, respectivamente.

De acordo com Afrânio Nogueira, extensionista da Emater, os produtores do município, em sua maioria agricultores familiares, destinam o maior volume do pepino de suas lavouras à Ceasa Minas de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele explica que uma parte é transportada para outros mercados, como São Paulo. Isso ocorre atualmente porque os paulistas tiveram problemas nas lavouras em razão do frio e não podem recorrer à produção de Santa Catarina, que também teve perdas pela mesma razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário