segunda-feira, 16 de julho de 2012

Condições ideais para a produção de tomate orgânico

Para um bom cultivo do tomate orgânico e para o sucesso da produção, o produtor deve antes de mais nada, fazer o planejamento da produção

portal agropecuario producao tomate organico Condições ideais para a produção de tomate orgânicoApesar da grande variedade de cultivares que o tomateiroapresenta, com excelentes condições de adaptação, ele é uma planta que tem exigências de clima e temperatura para uma produção satisfatória. A planta apresenta bom desenvolvimento quando cultivada em climas quentes, com temperaturas médias de 20°C e umidade relativa do ar em torno de 80%.

As geadas e as temperaturas muito elevadas são prejudiciais. Por isso, em regiões onde o inverno apresenta baixas temperaturas, o tomateiro deve ser cultivado no verão. Mas, o excesso de calor também deve ser evitado, uma vez que as mudas transplantadas morrem ou são bruscamente afetadas e murcham. Para regiões que apresentam temperaturas mais frias indica-se as cultivares mais vigorosas, para regiões cujas temperaturas são mais elevadas indica-se cultivares menos vigorosas.
O tomateiro pode ser cultivado em qualquer tipo de solo, porém, não é recomendado solos que sejam muito argilosos e compactados. Quanto à acidez, ele se produz melhor em solos que apresentem pH 5,5 a 6,5. Em solos muito ácidos, surgem problemas de deficiência de cálcio e magnésio. Uma prática benéfica ao tomateiro é a aplicação de calcário, na forma calcítica ou magnesiana, pois fornece cálcio e disponibiliza magnésio ao solo.
Para que a planta se desenvolva bem, o solo deve conter um bom teor de umidade, em torno de 80% de água útil. Caso esse valor seja maior, corre o risco das plantas ficarem finas e estioladas. Em solos que têm baixa drenagem, nos períodos de chuva em excesso, pode ocorrer a perda total do tomateiro.
Para um bom cultivo do tomate orgânico e para o sucesso da produção, o produtor deve antes de mais nada, fazer o planejamento da produção. As etapas de um bom planejamento são: procurar saber qual o potencial de comercialização da produção na região, ou seja, o produtor deve ter a produção vendida, antes mesmo de iniciar o cultivo; decidir qual a época e a área que será destinada ao plantio. É preciso estar ciente de qual o microclima da região, a disponibilidade de mão de obra e a assistência técnica oferecida na área.
Por se tratar de uma agricultura orgânica, o cultivo do tomate requer a manutenção e a melhoria da estrutura do solo, devendo ser feito um preparo cuidadoso do solo, de forma a evitar a pulverização dos seus agregados. O manejo adequado melhora a sua fertilidade, torna as plantas mais saudáveis e resistentes contra pragas e doenças.
Um equipamento muito utilizado no plantio do tomate é a enxada rotativa, porém, ela deve ser manuseada com menor velocidade de suas lâminas e em contrapartida com maior velocidade de passagem pelo terreno. Posteriormente, o plantio e a incorporação de adubos verdes podem ajudar a corrigir certos problemas de estruturação do solo.
CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino. Neste curso, além de aprender técnicas para o cultivo orgânico de tomate, o produtor ainda receberá orientações a respeito do cultivo orgânico de pimentão, abóbora e pepino. O curso conta com a coordenação do Pesquisador Jacimar Luís de Souza. Leia também o artigo Informações a respeito do cultivo de tomate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário