quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sistema identifica dano em semente de tomate e berinjela


Tecnologia pode contribuir para evitar gastos desnecessários com o beneficiamento dos produtos

por Globo Rural On-line
 Shutterstockagrônoma Vanessa Neumann Silva estudou a morfologia interna de sementes de tomate e de berinjela por meio de análise de imagens de raios X e com um sistema computadorizado de análise de imagens de plântulas(embrião vegetal desenvolvido dentro da semente), o Seed Vigour Image System (SVIS®). As análises mostram que danos nas sementes podem prejudicar a germinação das duas espécies, que tiveram o seu potencial fisiológico avaliado com mais rapidez. 

A pesquisa, desenvolvida na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, mostrou que as análises de morfologia interna de sementes com uso da técnica de raios X permitiram verificar com eficiência a qualidade das sementes de tomate e de berinjela, possibilitando identificar sementes com danos e baixo potencial, que poderiam ser descartadas dos lotes, evitando-se gastos desnecessários com o beneficiamento destes materiais. “Além disso, constatamos que a análise computadorizada de plântulas é eficiente para avaliar a qualidade das sementes das duas espécies, permitindo obtenção de resultados em pouco tempo, com precisão, pois elas são automatizadas, o que elimina o erro humano inerente às avaliações manuais”, avalia. 
Segundo informações da agência USP, a análise de raios X permitiu a visualização clara das partes componentes das sementes de tomate e de berinjela e, assim, possibilitou o estudo da relação entre a morfologia interna das sementese a germinação. “Verificamos que a presença de danos nas sementes pode afetar a germinação, dependendo da extensão destes e de sua localização”, destaca Vanessa. 

Precisão
A obtenção de informações à respeito da qualidade de sementes de forma rápida e precisa é almejada por qualquer sistema de controle de qualidade de sementes. “Técnicas como a análise de imagens de sementes e de plântulas tem revelado grande potencial para avaliação da qualidade das sementes, entretanto não há referências na literatura quanto a possíveis metodologias para avaliação da qualidade de sementes de tomate e de berinjela, hortaliças que contribuem significativamente no segmento de horticultura brasileiro e mundial”, aponta Vanessa que tem orientação do professor Silvio Moure Cicero, do Departamento de Produção Vegetal (LPV) da Esalq

Nenhum comentário:

Postar um comentário