sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Nova variedade de maracujá é lançada no Congresso de Fruticultura

Foto Embrapa

Ações do documento
Nova variedade de maracujá é lançada no Congresso de Fruticultura
O híbrido de maracujazeiro azedo BRS Rubi do Cerrado será lançado na terça-feira (23) no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), durante o XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura. A nova cultivar foi obtida por meio de melhoramento genético. Produz aproximadamente 50% de frutos de casca vermelha ou arroxeada com peso de 120 a 300 gramas (média de 170g) e rendimento de suco em torno de 35%.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fábio Faleiro, nas condições do Distrito Federal e do estado do Mato Grosso, dependendo da forma de manejo da cultura, essa variedade pode atingir produtividades superiores a 50 ton/ha no primeiro ano de produção.
"As duas características mais importantes dessa cultivar são seus maiores níveis de resistência às principais doenças do maracujazeiro (virose, bacteriose, antracnose e verrugose) e elevada produtividade". Faleiro também afirma que a maior resistência ao transporte, coloração de polpa amarelo forte de bom rendimento e maior tempo de prateleira também merecem destaque. "A obtenção de frutos para indústria e para mesa evidencia a característica de dupla aptidão dessa cultivar".
Fonte : Embrapa
Liliane Castelões(MTB 16613/RJ)
Embrapa Cerrados (16.613 MTb/RJ)
Telefone: (61) 3388-9891
liliane.casteloes@embrapa.br
Juliana Caldas(4861/14/90)
juliana.caldas@embrapa.br
(61) 3388-9945/9891

Nenhum comentário:

Postar um comentário