sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Novo Sistema de Produção Online banana 'BRS Platina' é lançado no XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura


Ações do documento
Zilton José Maciel
Novo Sistema de Produção Online banana 'BRS Platina' é lançado no XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura
Rica como fonte de vitaminas e nutrientes, principalmente em potássio, a banana, dentre as frutas produzidas no Brasil, ocupa o segundo lugar em área colhida, produção e consumo aparente por habitante. Para incrementar o agronegócio da bananicultura no País e estimular a produção ambientalmente correta e economicamente viável dessa cultura, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), em parceria técnica com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), lançam esta semana, no XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, o Sistema de Produção Online (SPO) para abananeira ‘BRS Platina’. 

Este sistema de produção reúne informações técnicas para todas as etapas do cultivo da variedade 'BRS Platina', abordando a implantação, desde a obtenção das mudas até o preparo do solo, os tratos culturais, o controle de pragas e doenças e o manejo dos frutos na colheita e pós-colheita. Uma das características desse sistema é a ênfase para o uso de práticas agrícolas conservadoras dos recursos naturais e minimizadoras de impactos ambientais negativos, evitando desperdícios e uso incorreto de insumos agrícolas.
De acordo com o pesquisador Edson Perito Amorim, responsável pelo desenvolvimento da cultivar, “a variedade 'BRS Platina', em relação a outras variedades, apresenta grande capacidade produtiva, e se destaca principalmente pela resistência ao mal-do-Panamá e à Sigatoka-amarela, bem como pela tolerância à broca-do-rizoma, além de poder ser cultivada com menores quantidades de fertilizantes do que a 'Prata-Anã', a mais cultivada no Brasil, possibilitando menor custo ao agricultor e, consequentemente, ao consumidor final”.

Assim, a 'BRS Platina' constitui uma alternativa viável para aumentar o número de variedades do tipo Prata disponíveis para o agricultor, especialmente em áreas livres de Sigatoka-negra, como o Nordeste e parte do Sudeste, e onde há a presença do mal-do-Panamá.

Para a pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura Ana Lúcia Borges, uma das autoras do Sistema de Produção Online (SPO)banana 'BRS Platina', o lançamento da publicação seriada sobre essa variedade é uma ótima oportunidade para difundir informações para produtores, extensionistas e outros participantes da cadeia produtiva da bananicultura sobre como aumentar a garantia de sucesso da produção da cultura com preservação ambiental.

O Sistema de Produção Online

Criado em 2002, o Sistema de Produção Online (SPO) é uma publicação seriada da Embrapa que apresenta informações técnicas sobre cultivo e criação, por meio de 65 temas disponíveis na sua página web. Desde a sua criação, a Embrapa já publicou 135 SPOs, que são atualizados anualmente e representam um dos produtos de informação mais acessados no Portal Embrapa. 

De acordo com Cláudia Brandão Mattos, editora dos sistemas, “de 2009 para cá os SPOs alcançaram mais de 30 milhões de acessos anuais, o que demonstra a importância das informações disponíveis para as diversas cadeias produtivas”.  

Serviço

O Sistema de Produção Online banana 'BRS Platina' está disponível no endereço: www.embrapa.br/sistemasdeproducao

Lançamento – XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, de 22 a 26 de outubro de 2012, em Bento Gonçalves (RS). 

Fonte:
Embrapa

Selma Beltrão (JP 2490/DF)
Embrapa Informação Tecnológica
Contatos: (61) 3448 2493     
E-mail: selma.beltrao@embrapa.br 

Léa Cunha (DRT 1633 -BA)
Embrapa Mandioca e Fruticultura
Contatos: (75) 3312 8076
E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário