O cultivo orgânico do alho permite a obtenção de um alimento mais saudável
Por Beatriz Lazia em 7th novembro 2012
O alho é uma planta, com cerca de 50 cm de altura, cujas folhas possuem bainhas que formam pseudocaule, curto, cuja parte inferior é um bulbo composto, que é a parte comestível do alho. O bulboé formado por bulbilhos, que são, comumente, chamados de dentes. O número de bulbilhos é muito variável, esta é uma característica usada para diferenciar as cultivares. Cada bulbilho possui uma gema, capaz de originar uma nova planta, sendo assim, o dente de alho é a muda utilizada no plantio.
No bulbo maduro, especialmente, após a cura, podem-se observar as túnicas ou capas de proteção, envolvendo todo o bulbo. Cada bulbilho possui películas de proteção individuais. A coloração das túnicas e das películas é outra característica importante, utilizada para diferenciar os clones comerciais.
A classificação das cultivares de alho é muito confusa, pois podem receber nomes diferentes, dependendo da região. Da mesma forma, podem ser chamados de clones, pois suas mudas são pedaços da planta mãe. Atualmente, os clones que produzem bulbilhos de maior tamanho e em menor número são os preferidos dos consumidores. Por isso, eles têm sido mais amplamente cultivados. As cultivares ou os clones podem ser, ainda, agrupados de acordo com a duração de seu ciclo.
Quanto às exigências climáticas, os fatores mais importantes para a cultura do alho são o fotoperíodo e a temperatura. O fotoperíodo refere-se ao número de horas de luz, que o alho exige para formar bulbos. Quanto à temperatura, o alho é uma planta de clima frio, suportando bem as baixas temperaturas, inclusive geadas. Produz melhor quando ocorrem temperatura amenas na fase inicial; temperaturas mais baixas, na fase de crescimento vegetativo, e temperaturas mais elevadas, na fase de amadurecimento do bulbo.
Depois de escolhido o local que vai ser plantado o alho, deve-se observar o tipo de solo e o histórico da área, no que se refere à ocorrência de pragas e doenças. Para o cultivo do alho, o solo indicado é o areno-argiloso, solto e leve, que possibilita um bom desenvolvimento dos bulbos. Após o plantio, é preciso colocar uma cobertura morta sobre os canteiros, antes da emergência das plantas.
Quanto à adubação orgânica, a aplicação do adubo pode ser feita a lanço, em toda área de plantio, antes do encanteiramento, na base de 10 toneladas de composto orgânico, por hectare, tomando-se como referência o peso seco, ou seja, descontando-se a umidade do composto. Passados 30 dias do plantio, deve ser feita uma adubação em cobertura, utilizando cinco toneladas de composto orgânico, por hectare, em peso seco, totalizando 15 toneladas de composto, por hectare. Pode ser usada a mesma quantidade de esterco curtido de curral ou metade da quantidade de esterco de aves.
Fonte : Portal Agropecuário
Nenhum comentário:
Postar um comentário