terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Embrapa Suínos e Aves lança nova versão de software de granulometria

A nova versão do programa Granucalc já está disponível para download gratuito no site da Embrapa Suínos e Aves, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O software desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa é utilizado na análise de granulometria para calcular o diâmetro geométrico médio (DGM) das partículas de ingredientes para ração, em substituição ao anteriormente chamado Softgran. A nova versão está atualizada para os novos sistemas operacionais e ganhou também nova interface gráfica.

O Granucalc é um software inédito no Brasil, resultado de pesquisas dos efeitos da granulometria do milho das rações sobre aspectos técnicos e econômicos importantes na produção de suínos e aves. "Como o milho é o principal ingrediente energético das rações, e também o ingrediente que participa com maior proporção nas formulações para suínos (75%) e aves (60%), o que representa em torno de 40% do custo total de produção, ele deve ser bem aproveitado pelos animais para otimizar a digestibilidade das rações, o desempenho animal e a redução de excreção de nutrientes no meio ambiente", diz o pesquisador Dirceu Zanotto, que liderou os trabalhos.

A Embrapa Suínos e Aves identificou que o DGM das partículas do milho mais adequado para as rações de suínos é de 450 a 600 micrômetros. Para frangos de corte, o indicado é um DGM de 850 a 1.050 micrômetros. "Por exemplo, uma redução no DGM das partículas de milho de, aproximadamente, 1.000 para 500 micrômetros resulta numa economia de até 27 Kg de ração por suíno terminado, em consequência da melhoria da conversão alimentar do animal e sem afetar seu ganho de peso", continua o pesquisador.

O Granucalc é indicado para produtores, fábricas de ração, agroindústrias, cooperativas, associações, instituições de ensino e pesquisa e laboratórios de análise de alimentos. Para baixar o programa de graça, é só acessar o endereço www.cnpsa.embrapa.br clicando na seção "Acesse Também > Granucalc". Terminado o download, não é necessário fazer a instalação. Basta extrair o conteúdo do arquivo para uma pasta no computador e executar o arquivo granucalc.jar.

Em caso de dúvidas ou de mais informações, pode-se contatar o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa Suínos e Aves, pelo e-mail cnpsa.sac@embrapa.br ou pelo telefone (49) 3441-0400.

Granucalc
Tamanho: 13 MB
Custo: Grátis
Para baixar: Clique aqui.
Requisitos: Java Runtime Environment (JRE) e programa leitor de arquivos tipo PDF (também podem ser baixados de graça, instruções no site)

Mais informações: cnpsa.sac@embrapa.br, (49) 3441-0400

Lucas Scherer(MTb/RS 10158)
Embrapa Suinos e Aves


Nenhum comentário:

Postar um comentário