terça-feira, 16 de abril de 2013

Alimentos, preço justo para tal.

Por Herbes Araujo 
       Tiago Sizílio
Graduandos em Agronomia - UESB
Caros amigos, comumente tem-se visto nos meios de comunicação inúmeras reportagens á respeito do preço dos alimentos, bem como o efeito causado pela inflação sobre estes, nos últimos meses. Pois bem, o que mais me revolta, no entanto, é que muitas pessoas, mas muitas mesmo, estão super atentas aos vestuários da próxima estação, ou o novo modelo de Tv que será lançada, ou as novidades que tal montadora trará aos seus veículos, ou até mesmo as novas versões de Iphone e Galaxy que será lançado, onde poucos se questionam os seus respectivos preços.
Muitas dessas pessoas vão aos supermercados ou as feiras livres, e se dizem surpresas com a alta nos preços dos alimentos. Ai eu pergunto – Porque tamanha surpresa? Então quer dizer que outros produtos podem sofrer aumentos sem levantar tanto espanto, já os alimentos não?

Sei que os alimentos são bens essenciais garantindo a todos, e todos devem ter condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo, assim, para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana - Conceito da Segurança Alimentar e Nutricional.
Agora o que poucos sabem, é do tamanho e da quantidade da mão de obra que foi necessário para que os alimentos chegassem até vossas mesas, assim como as dificuldades climáticas, entomológicas, patogênicas dentre outras, ou o grande número de profissionais envolvidos em tal atividade como: agricultores, Eng. Agrônomo, Técnicos, Operadores de Máquinas, Consultores dentre outros, que tivera participação ativa em toda essa cadeia de produção.
Mesmo sabendo que em nosso País há o problema da desigualdade social, e que muita gente não possui condições financeiras para a aquisição completa de uma cesta básica, creio que esse rótulo utilizado como aumento de preço aos alimentos, esteja errado. Eu gosto mais da expressão “os alimentos estão sendo valorizados”, pois estão recebendo valores um pouco mais altos recompensando assim todos aqueles que contribuem para essa produção.
Felizmente, mesmo com as dificuldades que enfrenta, o Brasil é uma potencia agrícola produzindo cada vez mais alimentos em quantidade e de boa qualidade. No entanto, as pessoas se acostumaram a comprar alimentos a “preço de banana”, se esquecendo de valorizar uma que talvez seja a figura mais importante desse País que é o nosso bom e velho agricultor. Com todas essas dificuldades enfrentadas pela agricultura contemporânea, ele está sempre ali no campo. Faça sol, ou faça chuva, ele vai sempre está trabalhando, pois ele sabe que milhões de pessoas que ele nem conhece e que tão pouco o conhecem, irá se alimentar pelos menos 3 vezes por dia do seu produto.
Então fica aqui a nossa mensagem: Pare de reclamar tanto e valorize mais os alimentos, porque se você está comprando é porque ele ainda está disponível. Valorize também o homem do campo, pois ele precisa de você e você precisa dele. 

Gostou dessa postagen e você quer nos sugerir novo temas ? Entre em contato conosco pelo e-mail : agrosconect@gmail.com ou Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário