segunda-feira, 15 de abril de 2013

Embrapa recomenda criação de sistema de alerta contra lagarta

Foto: Ivan Cruz

Document Actions
Embrapa recomenda criação de sistema de alerta contra lagarta
A criação de um consórcio, a redução da janela de semeadura das culturas do milho, soja e algodão, a adoção de áreas de refúgio com plantas convencionais próximas a cultivos de transgênicos, o uso de estratégias de controle biológico e de monitoramento de pragas são algumas das estratégias propostas para o manejo de Helicoverpa, praga que tem causado severas perdas no País.

As recomendações estão no documento “Ações emergenciais propostas pela Embrapa para o manejo integrado de Helicoverpa spp. em áreas agrícolas”. O material foi produzido, entre os dias 3 e 5 de abril, por um grupo de especialistas e encaminhado para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. As medidas propostas visam reduzir os níveis populacionais de lagartas do gênero Helicoverpa na região do Cerrado. Segundo o relatório, a infestação dessa praga tem causado perdas prejuízos econômicos em milho, algodão, soja, feijão, feijão-caupi, milheto e sorgo. No país, há também relatos de ataques em tomate, pimentão, café e citros, dentre outras plantas.

As ações emergenciais visam restabelecer o equilíbrio dos sistemas agrícolas das regiões afetadas. As medidas preconizam a adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e do Manejo de Resistência de Plantas Transgênicas que expressam toxinas Bt..

Entre as propostas destaca-se o estabelecimento do “Consórcio Manejo Helicoverpa”, um grupo multidisciplinar coordenado pelo Mapa. O consórcio terá como objetivo disponibilizar informações sobre esse complexo de pragas, mais especificamente sobre a espécie Helicoverpa armigera, além de capacitar profissionais sobre o MIP e o manejo de plantas geneticamente modificadas.

A composição sugerida para o grupo inclui a participação de profissionais de empresas de pesquisa, universidades, indústrias de produtos químicos e biológicos, máquinas e implementos agrícolas, cooperativas agrícolas e fundações de pesquisa.

No portal da Embrapa foi criada uma página de Alerta à Helicoverpa, com a íntegra do documento para consulta.

Marcos Esteves - 4505/14/45/DF
Secretaria de Comunicação - Secom
marcos.esteves@embrapa.br 
Telefone: 61 3448-1931

Fonte: Embrapa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário