quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Embrapa Hortaliças lança site sobre doenças, diagnóstico e controle de pragas do tomateiro


Document Actions
Embrapa Hortaliças lança site sobre doenças, diagnóstico e controle de pragas do tomateiro
Produtores, pesquisadores, técnicos, extensionistas e demais interessados em conhecer os projetos relacionados ao enfrentamento das pragas que atacam o tomateiro, de indústria e de mesa, têm agora uma importante ferramenta à disposição. Trata-se do site “Doenças do Tomateiro”, disponível página da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) na internet. O espaço é um repositório das informações referentes ao projeto “Diagnóstico e Controle de Pragas em Sistemas de Produção de Tomate”, coordenado pela pesquisadora Alice Nagata. 


E não são poucas as linhas de pesquisa contempladas no site. Apresentado durante workshop realizado no dia 22 de março de 2013, o projeto, com vigência de três anos, foi dividido em seis subprojetos, com os respectivos Planos de Ação (PA) sob a responsabilidade de pesquisadores que atuam na área de fitossanidade da Unidade.


 Segundo a pesquisadora, alguns dos trabalhos relacionados a doenças do tomate que já vinham sendo desenvolvidos em diferentes planos foram aglutinados nesse projeto único. “E o site passou a ser o espelho onde todas as ações serão refletidas, o que representa uma oportunidade de proceder a registros de novos realinhamentos, a partir dos relatórios que foram produzidos”, explica. 

Exemplo disso, segundo ela, foi a ascensão da helicoverpa armigera, recentemente identificada, e que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição. “Quando da concepção do projeto, a traça-do-tomateiro estava no topo da lista das ameaças ao tomateiro; com a descoberta da nova lagarta, tivemos que trocar as prioridades”, anota Alice. “E o site permite que esse novo cenário apontado em relatório seja registrado”, acrescenta. 

Conteúdo
Idealizador do site, o publicitário Henrique Carvalho, do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Unidade, informa que a página é de fácil acesso e, “com alguns cliques”, todo o acervo disponível sobre as doenças do tomateiro estará disponível para o usuário. “No site, estarão disponíveis e frequentemente atualizadas todas as linhas de pesquisa de cada componente, assim como os resultados expostos nos relatórios, e ainda agendas de eventos relacionados ao tema.”

Atenção para o endereço:www.cnph.embrapa.br/fttomateiro/index.html 

Anelise Macedo – jornalista (MTB 2749/Df)  
Embrapa Hortaliças
E-mail: anelise.campos@embrapa.br 
Tel.: (61) 3385-9109

Nenhum comentário:

Postar um comentário