sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Nutrição de plantas - principais nutrientes e funções

A porta principal de entrada dos nutrientes na planta é a raiz, mas alguns fatores são essenciais para a sua plena absorção, como a forma e a quantidade destes no meio externo, a idade da planta e das raízes, entre outros.

As plantas são compostas por 70 a 90 % de água e o restante é o material seco.
As plantas são compostas por 70 a 90 % de água e o restante é o material seco.
A nutrição mineral de plantas nos fornece informações sobre quais elementos são essenciais às plantas, quais suas funções, como são absorvidos, transportados e redistribuídos. As plantas são compostas por 70 a 90 % de água e o restante é o material seco. No material seco, observa-se que 90% ou mais é formada somente por três elementos: o carbono (C), o hidrogênio (H) e o oxigênio (O). O C vem do ar, o O do ar e da água e o H vem da água. Dessa maneira, observa-se que, na natureza, o solo é responsável por apenas 1% dacomposição da planta, mas isso não significa que ele é menos importante. Na verdade, todos os elementos que compõem a planta são essenciais.

“Além dos três elementos não minerais, o carbono (C), o oxigênio (O) e o hidrogênio (H), assimilados da água e do ar, as plantas são constituídas por mais 13 elementos minerais que, em hidroponia, são fornecidos pela solução nutritiva”, afirma Quirino A.C. Carmello, .
Os elementos minerais são classificados em dois grupos: os macronutrientes e osmicronutrientes.

Macronutrientes 

Podem ser subdivididos em macronutrientes primários: o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o potássio (K); e em macronutrientes secundários: o cálcio (Ca), o magnésio (Mg) e o Enxofre (S), que são os elementos minerais absorvidos em maiores quantidades.

Micronutrientes 

São o boro (B), o cloro (Cl), o cobre (Cu), o ferro (Fe), o manganês (Mn), o molibdênio (Mo), o zinco (Zn), que são absorvidos em menores quantidades.

Critérios de essencialidade

- A deficiência ou a falta de um elemento impossibilita a planta de completar seu ciclo biológico;
- A deficiência é específica para o elemento em questão;
- O elemento deve estar envolvido diretamente na nutrição da planta, quer constituindo um metabólito essencial, quer sendo requerido para a ação de um sistema enzimático.

Elementos não essenciais, mas benéficos para a planta

- Sódio (Na): para plantas que sobrevivem em solos em condições de deserto, como os cactos;
- Silício (Si): para algumas gramíneas, como o capim, a cana-de-açúcar e o milho;
- Cobalto (Co): para plantas leguminosas, como o feijão, soja e ervilha.

Fatores para os nutrientes serem absorvidos pela planta

- Forma do nutriente;
- Quantidade do nutriente no meio externo;
- Idade da planta e das raízes;
- Distribuição das raízes;
- Espécie da planta;
- Outros fatores da natureza (temperatura, luz, oxigênio, pH, umidade, entre outros).

O Nitrogênio é essencial para a formação das proteínas, substâncias que fazem parte dos tecidos vegetais.
O Nitrogênio é essencial para a formação das proteínas, substâncias que fazem parte dos tecidos vegetais.
Funções dos nutrientes nas plantas

Macronutrientes

Nitrogênio: é essencial para a formação das proteínas, substâncias que fazem parte dos tecidos vegetais. As proteínas são indispensáveis à vida das plantas e dos animais. O nitrogênio faz parte, ainda, de compostos do metabolismo, como a clorofila e os alcaloides, bem como de muitos hormônios, enzimas e vitaminas.

Fósforo: age na respiração e na produção de energia. Age na divisão das células, intensificando-a; entra na composição de algumas substâncias de reserva, como os albuminoides e o amido; dá força e rigidez aos caules dos cereais; facilita a floração; aumenta a frutificação; apressa a maturação; intensifica a resistência das plantas às moléstias; contribui para o desenvolvimento do sistema radicular e para a saúde geral da planta. O fósforo age na colheita, como fator de qualidade e quantidade, isto é, contribui para uma produção maior e melhor.

Potássio: com este nutriente, as plantas elaboram os açúcares e o amido. Ele é indispensável para a formação e o amadurecimento dos frutos; aumenta a rigidez dos tecidos e a resistência das plantas às pragas e moléstias; favorece o desenvolvimento do sistema radicular; deve ser fornecido em uma relação adequada com o nitrogênio para garantir um perfeito equilíbrio entre crescimento, produção e qualidade.

Cálcio: em baixas concentrações, estimula a absorção de outros íons. Ele é indispensável para manter a estrutura e o funcionamento normal das membranas, particularmente da plasmalema. Influi, de modo predominante, no equilíbrio entre a acidez e a alcalinidade do meio e da seiva.

Magnésio: entra na composição da clorofila, da protoclorofila, da pectina e fitina.

Enxofre: apresenta-se associado ao nitrogênio na composição das proteínas.

Micronutrientes

Boro: Suas funções estão relacionadas com as de cálcio. É encontrado, sobretudo, nos brotos novos em franco desenvolvimento, nas flores e no floema. É particularmente necessário onde as células estão se multiplicando. É de extraordinária importância nagerminação do grão de pólen, na formação das flores, frutos e raízes, no movimento da seiva e na absorção dos cátions.

Cloro: função relacionada com a fotossíntese, participando da fotólise da água.

Cobre: é ativador de várias enzimas dentro da planta. É essencial para as plantas, em processos de oxidação e redução.

Ferro: é essencial para a formação da clorofila (embora não faça parte dela), absorção de nitrogênio e processos enzimáticos.

Manganês: assim como o ferro, também é necessário para a formação da clorofila, para a redução de nitratos e para a respiração. Em alguns processos metabólicos, ele age como catalisador. Participa da formação do ácido ascórbico (Vitamina C).

Molibdênio: participa da bioquímica da absorção e do transporte e fixação de nitrogênio.

Zinco: atua no crescimento das plantas pela sua participação na formação do ácido indolacético (AIA).

Fonte: CPT

 

Um comentário: