sexta-feira, 15 de julho de 2011

Alagoas aposta em aumento da produtividade da cana-de-açúcar na safra 2011/2012

Início da temporada nordestina está prevista para começar em setembro

por Globo Rural On-line
 Shutterstock 
 
Produtores alagoanos querem priorizar a produtividade na safra de cana-de-açúcar que começa em setembro
O início da safra 2011/2012 de cana-de-açúcar no Nordeste está previsto para setembro e a expectativa é que a produtividade cresça e os resultados sejam superiores aos números conquistados na safra passada. Em 2010/2011 os resultados apontaram um crescimento de 19,32% em relação ao ciclo 2009/2010, o que colocou Alagoas na 6ª posição do ranking nacional e 1º do Norte/Nordeste.

As usinas finalizaram a moagem beneficiando 28.958.177 toneladas de cana. As 24 unidades produziram 2.498.934 milhões de toneladas de açúcar e 715.357 milhões de litros de etanol, o que representou um crescimento, respectivamente, de 19,06% e de 14,34%. "Devemos ter uma safra melhor que a 10/11. A situação climática adequada é um dos fatores que contribuirão para este resultado. 

 
Alagoas é um estado pequeno onde a divisa agrícola já está toda ocupada. O aumento de produção será decorrente também de melhorias no trabalho de irrigação e de modificação de variedades de cana que permitam um crescimento de produção por intermédio da tecnologia", avaliou o presidente da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e álcool de Alagoas (CRPAAA), José Toleto Ribeiro Filho.

Com relação ao etanol, que segundo a previsão nacional da produção do etanol no ciclo 2011/2012 não será suficiente para atender a demanda potencial do Brasil, o presidente da CRPAAA, declarou que essa não será a realizada de Alagoas, pois o estado está em uma situação mais tranqüila quanto ao cenário nacional. "Somos um grande produtor de etanol. Alagoas está numa posição mais tranquila e abastece, além do nosso próprio mercado, outros Estados, a exemplo de Bahia, Sergipe e Ceará. No ponto de vista nacional, é um estado onde não há grandes preocupações neste sentido. O consumidor pode ficar tranquilo", declarou José Ribeiro.

Segundo José Ribeiro, o setor nacional tem como meta nesta safra assegurar principalmente a produção de etanol anidro que é misturado à gasolina para aditivar o combustível fóssil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário