quinta-feira, 1 de setembro de 2011

IAC lança variedade de trigo que permite o dobro de produtividade e redução de 30% no uso de defensivos


Sementes devem estar disponíveis aos agricultores em 2012

por Globo Rural On-line
 Shutterstock






O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), lança nesta quinta-feira (1/9), o trigo IAC 385 Mojave, durante a XI Reunião Técnica de Cereais de Inverno, realizada no Polo Regional Sudoeste Paulista da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), em Capão Bonito, interior paulista.


A nova variedade IAC, do tipo melhorador, apresenta potencial produtivo em torno de seis mil quilos por hectare, enquanto as outras em uso no estado de São Paulo produzem cerca de três mil – exceto o IAC 370 que tem rendimento idêntico ao Mojave, de acordo com o pesquisador do IAC, João Carlos Felício. “Esses resultados podem variar de acordo com a região e as condições de clima e solo, mas em condições ideais o produtor consegue atingir esses valores”, explica. A nova cultivar apresenta ainda espigas grandes e alto potencial de inflorescência, responsável pela geração dos grãos. 

A aplicação de defensivos nas lavoras do IAC 385 Mojave pode ser reduzida em pelo menos 30%. Isso porque a variedade possui moderada resistência à ferrugem da folha, às manchas foliares causadas por helmintoporiose e à brusone. As três são consideradas as principais doenças do trigo. “Geralmente, o produtor faz de duas a três aplicações de defensivos agrícolas nas lavouras. Com essa moderada resistência, são necessárias apenas duas pulverizações. Isso em condições propícias de clima e solo”, explica o pesquisador. 

O IAC 385 Mojave é utilizado para fabricação de pães especiais — como pão de forma e panetone — e para melhorar outras farinhas de qualidade inferior. A nova cultivar também tem alto potencial para coloração branca – um atrativo para os moinhos. 

A variedade possui porte baixo, de 85 a 90 centímetros, e moderada resistência ao acamamento, responsável por fazer as plantas caírem, impedindo a colheita por máquinas. É resistente ainda à debulha natural e possui ciclo médio, variando de 130 a 140 dias, possibilitando ao agricultor plantar diversas variedades para colher em períodos diferentes.

O cultivo está recomendado para a região de Capão Bonito, no sudoeste paulista. A expectativa é que no próximo ano se estenda também para a região de Assis. As sementes da nova variedade estão sendo produzidas e devem estar disponíveis aos produtores em 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário