terça-feira, 18 de outubro de 2011

Feijão-de-corda tem zoneamento divulgado para a região Nordeste

Municípios aptos e períodos mais adequados de cultivo estão indicados para cinco estados

por Globo Rural On-line
Editora Globo
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17/10) as condições mais favoráveis para o plantio de feijão caupi, o feijão-de-corda, nos estados de Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. O zoneamento agrícola, com a lista dos municípios aptos e os períodos mais adequados para a semeadura, está nas portarias de 374 a 378.

O estudo de risco climático indica o melhor período para plantar determinada cultura em cada cidade, segundo a análise histórica do comportamento do clima. Para o feijão, a indicação foi realizada com base no balanço hídrico da cultura, estimado com o uso de variáveis climáticas, como ocorrência de chuvas, temperatura e disponibilidade de água no solo.

As melhores temperaturas para o bom desenvolvimento do feijão caupi estão entre 18ºC e 34ºC. A cultura exige um mínimo de 300 milímetros de chuvas ao longo do ciclo. A falta de água perto do florescimento pode causar diminuição no crescimento vegetativo, limitando a produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário