quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tilápias produzidas no RN contarão com sistema de rastreamento

Informações sobre a procedência dos peixes e o sistema de cultivo poderão ser consultadas pela internet

por Globo Rural On-line
O consumidor poderá ter acesso a informações sobre a origem do produto e toda a cadeia produtiva envolvida
Editora GloboAssim como já acontece com a carne bovina e as frutas tropicais, a tilápia produzida no Rio Grande do Norte trará aos consumidores informações sobre origem, fabricante e elos da cadeia do produto. Todas as sete toneladas deste peixe que a Associação de Aquicultores do Apodi (Aquapo) produz mensalmente terão sistema de rastreamento, com dados sobre a qualidade e a procedência do alimento. Atualmente, toda a produção da entidade é direcionada para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que adquiriu 32 toneladas este ano. 


A associação faz parte do programa da Incubadora do Agronegócio de Mossoró, implantado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A iniciativa está sendo viabilizada por meio do Sistema Brasileiro de Rastreabilidade do Pescado (Sibrap), programa de computador que dá apoio à aquicultura.
Com a ajuda do software, desenvolvido pela Aquabio Aquicultura, o produtor poderá disponibilizar todas as informações referentes ao cultivo e captura do peixe pela internet. Além disso, o pescado produzido pela Aquapo receberá lacre e etiqueta impermeável e autocolante em sua embalagem, o que possibilitará o rastreamento pelo lote do produto, além de informar sobre a procedência das matrizes, método de reprodução, sistema de cultivo, ração utilizada, medicamentos e método de abate. O software já possui registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário