sábado, 17 de novembro de 2012

Seminário de Indicação Geográfica para os Cafés do Planalto de Vitória da Conquista - Bahia.


O Programa de Indicação Geográfica é uma ferramenta inovadora para o agronegócio, pois permite valorizar e proteger as características que distinguem os produtos tradicionais das diferentes regiões brasileiras.

Quando qualidade e tradição encontram-se inseridos num espaço físico, a Indicação Geográfica surge como fator decisivo para garantir a diferenciação de um determinado produto, sendo capaz de conferir-lhe uma identidade territorial e cultural ligada estreitamente ao ambiente geográfico onde é produzido.
O Planalto de Vitória da Conquista é uma das regiões produtoras de cafés de qualidade de mais destaque no estado, pois produz cafés de qualidade de maneira sustentável, representando aproximadamente 56% do potencial produtivo de café arabica do estado da Bahia. Esta região está inserida em um ambiente favorável ao cultivo do café, com temperaturas amenas de 22° C, pluviosidade  de 1200mm, em uma paisagem de relevo de montanhas e vales, em altitude entre 700 a 1000 metros. O conjunto destas características unida com a história de 40 anos de cafeicultura, permitem aos cafés da região do Planalto de Vitória da Conquista, conquistarem o selo de Indicação Geográfica, conferindo-lhes identidade territorial e uma maior valorização ao produto.
Em 2011, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) através do edital 021/2011, tornou público o apoio a Projetos de Caracterização de Indicação Geográfica (IG) no estado da Bahia, sendo a proposta da UESB contemplada. Desta forma, o Seminário de Indicação Geográfica para os Cafés do Planalto de Vitória da Conquista – Bahia, visa apresentar e discutir o programa de Indicação Geográfica desenvolvido em diferentes regiões do Brasil e atualmente na região do Planalto de Vitória da Conquista, promovendo o fórum de discussão dos produtores de café do Planalto de Vitória da Conquista em busca da valorização do café desta região a nível local, nacional e internacional.

Maiores Informações : Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário