quarta-feira, 2 de maio de 2012

Especial "seca": produção cafeeira perde cerca de 55% devido à estiagem em Barra do Choça


“Agora começou o período de colheita, por conta da 
maturação forçada dos grãos. Consequentemente,
 teremos grãos de menor peso. Então, a perda 
acaba sendo maior, em todos os sentidos”, Marcos Soares.

A estiagem prolongada em Barra do Choça é um assunto muito comentado no últimos dias. O que tem preocupado até mesmo outras cidades vizinhas por causa da escassez de água. E este problema leva a outro agravante: a queda da produção agropecuária, que abastece economicamente o município. Neste caso, a cafeicultura é a mais prejudicada. Justamente o plantio que levou o nome do município a nível nacional em termos de qualidade de café.

Segundo informações do secretário municipal de agricultura, Marcos Soares, dadas em entrevista ao programa Tempo de Trabalho, na última sexta-feira, 27, a produção cafeeira já perdeu mais de 55% de sua totalidade. E, os grãos que estão por vir, podem ser de baixa qualidade. “Agora começou o período de colheita, por conta da maturação forçada dos grãos. Consequentemente, teremos grãos de menor peso. Então, a perda acaba sendo maior, em todos os sentidos”, afirmou o secretário.
Para termos uma noção da quantidade de café perdida podemos fazer a seguinte comparação. Antes da forte estiagem, que atinge toda a região Nordeste, era necessário colher 30 latas do grão para conseguir uma saca de 60kg de café beneficiado. Atualmente, este número triplicou. É preciso 100 latas para completar uma saca.
Até mesmo a colheita do café pode gerar mais prejuízo para o produtor. Pois, cada lata colhida custa três reais. Assim, multiplicando o valor das latas pela quantidade necessária para conseguir uma saca, percebemos que o lucro é muito pouco. Pois, a saca de café está cotada, hoje, em R$ 448,75, e o custo para sua obtenção é de 300 reais, teoricamente.
Barra do Choça também é reconhecida pela qualidade do mel. No entanto, cerca de 40% da produção do alimento já está comprometida por causa da estiagem. Além disto, o município já perdeu mais de 50% da produção da pecuária leiteira. Mas, essa produção pode ser recuperada a curto prazo, lembrou Marcos Soares. “Alguns produtores da região tem a produção de leite garantida por mais quatro meses, graças a uma adequação tecnológica que a Secretaria de Agricultura de Barra do Choça fez”, assegurou.
Apesar da situação em Barra do Choça ser muito preocupante, a condição do município ainda é de certo privilégio em relação aos municípios vizinhos. Onde a perda agropecuária já é total e a luta agora é para manter o abastecimento de água.

* Autoria: Jamille Ribeiro (texto)/Rosenilton Soares (foto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário