O Instituto
Agronômico do Paraná (Iapar) está lançando o livro Conexão Ecológica,
de autoria do engenheiro-agrônomo Moacir Roberto Darolt.
A obra resume o conhecimento científico resultante de anos de pesquisas feitas
na instituição e, de acordo com o autor, aponta caminhos para a reconstrução do
relacionamento entre agricultores e consumidores, como os canais curtos na
comercialização de alimentos produzidos em base ecológica, considerada a
maneira mais sustentável para a oferta e o consumo de produtos saudáveis, do
local, da estação e mediante preço justo.
A publicação aponta distorções na comercialização de alimentos orgânicos e
propõe alternativas para fortalecer as relações entre produção e consumo,
baseadas no encurtamento dos canais de venda visando maior proximidade entre o
produtor e o consumidor.
Em seu trabalho de doutorado sobre agricultura orgânica na Região Metropolitana
de Curitiba, Darolt percebeu que o maior problema para os produtores era a
comercialização, ao mesmo tempo que, por sua vez, os consumidores reclamavam da
pequena quantidade e falta de diversidade dos produtos orgânicos, além da falta
de locais para a compra.
Segundo o pesquisador, os pequenos agricultores acabam reféns das grandes
cadeias de supermercados, tendo dificuldades de negociar os produtos orgânicos
a preços justos; do lado dos consumidores os preços de compra são abusivos. Ele
cita que, para cada R$ 1,00 que o consumidor paga por um produto orgânico na
"boca do caixa" do supermercado, R$ 0,33 (trinta e três centavos) ficam
com o atravessador; R$ 0,38 com o supermercado e R$ 0,29 com o produtor. O
produto ecológico ainda é embalado com isopor e plástico. "Todo esse
processo descaracteriza o que pensamos como algo sustentável", afirma
Darolt.
Segundo o pesquisador, estes entraves impedem o crescimento da produção e
consumo de orgânicos. "A partir disso, estudei alternativas de venda
direta e outros canais curtos que aproximassem o produtor do consumidor, no
conceito de um alimento ecológico e comercializado a preços justos",
explica.
Os resultados do estudo foram incorporados à publicação e mostram a necessidade
de reinventar os mercados locais, aproximar quem produz de quem consome e
tornar os consumidores protagonistas de sua alimentação.
Relatando experiências de grupos de consumidores do Brasil e outros países, o
livro mostra que ao participar de uma cadeia curta o alimento cria-se uma
identidade que agrega valores como qualidade biológica, saúde, apoio à economia
local e ao meio ambiente. Temas como o turismo rural, acolhida na colônia,
caminhadas na natureza, propriedades pedagógicas, slow food, feiras ecológicas
são abordados como alternativas.
O conteúdo proposto pelo autor é apresentado em seis capítulos: o perfil do
consumidor de alimentos ecológicos; estruturara e funcionamento do modelo de
agricultura apoiada pelo consumidor; experiência concreta de grupos de
consumidores; inclusão de consumidores como apoiadores de propriedades
orgânicas; resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Iapar; e, por fim,
propostas de ações para aproximar consumidores e agricultores ecológicos.
O livro Conexão Ecológica custa
R$ 20 e pode ser adquirido aqui.
FONTE
Oswaldo Petrin - Jornalista
Telefone: (43) 3376-2465
E-mail: imprensa@iapar.br
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