Uma das ações será o Festival Sabor Mandioca,
em que bares e restaurantes apresentarão pratos feitos com a raiz.
Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS
Campanha da mandioca vai valorizar aspectos sociais, econômicos, ambientais e históricos para consolidar a produção agrícola e industrial
O projeto de campanha de valorização da mandioca foi apresentado aos participantes da Câmara Setorial da cadeia produtiva da raiz na última semana em Brasília. De acordo com o representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Eloísio Barbosa Lopes, a promoção da mandioca no mercado nacional será feito por intermédio do Festival Sabor Mandioca 2013, em que os bares e restaurantes poderão apresentar diversos pratos de um alimento tradicional.
– A cadeia produtiva da mandioca enfrenta uma das mais sérias crises, especialmente no Nordeste, por causa da estiagem. Isso exige a adoção de medidas de fortalecimento do setor. É oportuno aproveitar a visibilidade do Brasil por causa dos grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações, para difundir alimentos tipicamente brasileiros – aponta Lopes.
A campanha da mandioca vai valorizar além dos atributos culinários e nutricionais, aspectos sociais, econômicos, ambientais e históricos para consolidar a produção agrícola e industrial. Cerca de dois milhões de agricultores familiares brasileiros vivem da produção da maniva.
Os organizadores do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, que ocorre de 21 a 26 de outubro, em Salvador, apresentarão palestras e montarão um estande da campanha de valorização da raiz. Está previsto, para o dia 15 de junho, a publicação trilíngue de um Guia Internacional Sabor Mandioca, em Brasília. A obra contará com 48 pratos e aproveitará também a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
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