segunda-feira, 8 de abril de 2013

Acidentes de trabalho no meio rural

Por Beatriz Lazia

Saiba quais são as principais causas de acidentes de trabalho no meio rural


seguranca trabalho rural portal agropecuario Acidentes de trabalho no meio ruralÉ importante lembrar que o acidente de trabalho pode ser 
prevenido
A causa de acidentes de trabalho, tecnicamente, é qualquer ato ou fato capaz de provocar algo de efeito, sendo assim, os acidentes de trabalho no meio rural são efeitos de inúmeras causas. Em 98% dos casos, as causas podem ser previstas e eliminadas. Neste sentido, a causa dos acidentes de trabalho seria qualquer fator que, se eliminado a tempo, evita o acidente, acidente este, que não é inevitável nem surge por acaso. Daí que o acidente de trabalho pode ser prevenido! As causas dos acidentes podem decorrer dos seguintes fatores como: condições inseguras, ato inseguro e fator pessoal inseguro. Vamos detalhar abaixo um pouco cada um desses fatores.

Condições inseguras
São os defeitos, irregularidades técnicas, falta de dispositivos de segurança e as condições do meio em que o trabalho é realizado, com riscos para a vida e a saúde do trabalhador e para as condições operacionais dos equipamentos em uso. Ferramentas manuais mal desenhadas e inadequadas; falta de dispositivos de segurança e de proteção em máquinas e veículos agrícolas, como roldanas e engrenagens, transmissões sem proteção; excesso de ruído e vibrações nos veículos, máquinas e equipamentos agrícolas inadequados; pulverizadores com vazamentos; falta de cabine ou chassi de segurança nos tratores agrícolas; transporte de trabalhadores em veículos, que não reúnam condições mínimas de segurança como a falta de bancos, sinalização e outros.
Ato inseguro
Trata-se do comportamento inseguro ou o excesso de confiança na maneira pela qual o trabalhador se expõe ao executar uma tarefa. Especialistas chegam a afirmar que esses comportamentos arriscados e impensados, ou confiantes demais, representam 80% das causas de acidentes, daí a importância do treinamento contínuo dos trabalhadores.
Excesso de velocidade nas operações com veículos e máquinas agrícolas; falta de cuidado no abastecimento e carregamento de veículos; mexer nos dispositivos de segurança dos equipamentos, retirando-os ou alterando suas finalidades; fumar, beber ou comer durante a aplicação de produtos químicos; trabalhar descalço ou de chinelos; passar ferramentas para outra pessoa, sem o devido cuidado e atenção; e, principalmente, o excesso de confiança do tipo “comigo isso nunca acontece”, são exemplos de fatores que levam a acidentes.
Fator pessoal inseguro
É a limitação pessoal do indivíduo, relativa à sua condição de saúde; de ordem fisiológica, pode ser surdez, deficiência visual, defeitos físicos, alcoolismo, epilepsia e outros; condição psicológica e emocional, falta de motivação para o trabalho devido a atritos pessoais, no local de trabalho ou em casa, e, ainda, limitações de raciocínio, inteligência e habilidade.

Fonte: Portal Agropecuário

Nenhum comentário:

Postar um comentário