Saiba quais são as principais causas de acidentes de trabalho no meio rural
A causa de acidentes de trabalho, tecnicamente, é qualquer ato ou fato capaz de provocar algo de efeito, sendo assim, os acidentes de trabalho no meio rural são efeitos de inúmeras causas. Em 98% dos casos, as causas podem ser previstas e eliminadas. Neste sentido, a causa dos acidentes de trabalho seria qualquer fator que, se eliminado a tempo, evita o acidente, acidente este, que não é inevitável nem surge por acaso. Daí que o acidente de trabalho pode ser prevenido! As causas dos acidentes podem decorrer dos seguintes fatores como: condições inseguras, ato inseguro e fator pessoal inseguro. Vamos detalhar abaixo um pouco cada um desses fatores.
São os defeitos, irregularidades técnicas, falta de dispositivos de segurança e as condições do meio em que o trabalho é realizado, com riscos para a vida e a saúde do trabalhador e para as condições operacionais dos equipamentos em uso. Ferramentas manuais mal desenhadas e inadequadas; falta de dispositivos de segurança e de proteção em máquinas e veículos agrícolas, como roldanas e engrenagens, transmissões sem proteção; excesso de ruído e vibrações nos veículos, máquinas e equipamentos agrícolas inadequados; pulverizadores com vazamentos; falta de cabine ou chassi de segurança nos tratores agrícolas; transporte de trabalhadores em veículos, que não reúnam condições mínimas de segurança como a falta de bancos, sinalização e outros.
Ato inseguro
Trata-se do comportamento inseguro ou o excesso de confiança na maneira pela qual o trabalhador se expõe ao executar uma tarefa. Especialistas chegam a afirmar que esses comportamentos arriscados e impensados, ou confiantes demais, representam 80% das causas de acidentes, daí a importância do treinamento contínuo dos trabalhadores.
Excesso de velocidade nas operações com veículos e máquinas agrícolas; falta de cuidado no abastecimento e carregamento de veículos; mexer nos dispositivos de segurança dos equipamentos, retirando-os ou alterando suas finalidades; fumar, beber ou comer durante a aplicação de produtos químicos; trabalhar descalço ou de chinelos; passar ferramentas para outra pessoa, sem o devido cuidado e atenção; e, principalmente, o excesso de confiança do tipo “comigo isso nunca acontece”, são exemplos de fatores que levam a acidentes.
Fator pessoal inseguro
É a limitação pessoal do indivíduo, relativa à sua condição de saúde; de ordem fisiológica, pode ser surdez, deficiência visual, defeitos físicos, alcoolismo, epilepsia e outros; condição psicológica e emocional, falta de motivação para o trabalho devido a atritos pessoais, no local de trabalho ou em casa, e, ainda, limitações de raciocínio, inteligência e habilidade.
Fonte: Portal Agropecuário
Fonte: Portal Agropecuário
Nenhum comentário:
Postar um comentário