sábado, 15 de junho de 2013

Nova abóbora produtiva e crioula é opção para produção agroecológica


Destacar a cultura da culinária italiana é uma das opções para quem tiver interesse em produzir a nova cultivar de abóbora lançada pela Embrapa Clima Temperado, ontem (14/06/13), durante a realização da 21ª Fenadoce, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A BRS Tortéi, como sua própria denominação indica, é apropriada para o preparo de tortéi -- um tipo de massa recheada com creme de abóbora, feito por descendentes da Itália -- e também para preparo de vários pratos salgados.

Os frutos para demonstração da BRS Tortéi estão no estande institucional da Embrapa. O lançamento oficial da cultivar foi feito pelo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, pela pesquisadora responsável pelo desenvolvimento da variedade, Rosa Lia Barbieri, e parceiros. Visitantes da feira e curiosos na produção agrícola poderão conferir a variedade crioula, adequada para cultivo agroecológico.

"Cada planta pode produzir até 50 abóboras pequenas, com polpa alaranjada, de consistência firme e rica em carotenoides", explicou a pesquisadora. Ela destaca o tamanho do fruto -- com 10 a 15 cm de diâmetro -- como uma excelente opção para consumidores que moram sozinhos ou têm famílias pequenas. "A BRS Tórtei também é ideal para o consumo do fruto inteiro, recheado, em porção individual", lembra Lia Barbieri.

Inclusive pelo tamanho reduzido, a nova cultivar de abóbora possui formato achatado com gomos salientes e coloração variada. "A cor da casca dos frutos varia ao longo do tempo após a colheita, desde verde-acinzentado até rosado e alaranjado", observa.

Segundo Lia Barbieri os frutos maduros também podem ser utilizados para decorar ambientes, ser colocados em cestas, recipientes de madeira, vidro ou cerâmica, sobre mesas e aparadores, enfeitando salas, cozinhas e restaurantes. "A durabilidade dos frutos pode ser de até um ano", constata.

A Empresa lança a cultivar com indicação das melhores práticas e de seu comportamento durante o cultivo, e orientações para que os próprios agricultores produzam suas sementes. 

Para ofertar as primeiras sementes para as propriedades rurais, aEmbrapa fez uma parceria com a Rede de Sementes Agroecológicas Bionatur/Conaterra. 

Os interessados podem procurar a Embrapa Produtos e Mercado, Escritório de Capão do Leão. Os contatos são: (53) 3275-9291 eencpl.snt@embrapa.br.

BRS Tortéi

Muito produtiva - 50 frutos por planta
Grande durabilidade - dura até um ano pós-colheita
Plantio entre setembro a novembro
Colheita entre fevereiro a abril

Destaques:

Culinária - pratos salgados e resgate cultural de descendência de famílias italianas

Decoração - coloração variada e tamanho pequeno, que permite adequação em recipientes

Mercado alimentício - opção indicada para consumidores que moram sozinhos, devido ao tamanho

FONTE

Cristiane Betemps - Jornalista
Telefone: (53) 3275-8215

Nenhum comentário:

Postar um comentário