segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pastagem: formação adequada para o aumento de produção

Por André Rocha
Início da formação de pastagem
A implantação da pastagem feita de maneira técnica. Fonte: arquivo pessoal do autor.
Ao se iniciar um investimento na área de pecuária, é importante fazer uma avaliação das pastagens da propriedade rural visando à sua melhoria. Vários critérios devem ser levados em consideração para se determinar o nível de investimento, bem como quando  e como fazê-lo. A partir dessa avaliação, pode-se tomar as decisões corretas para a formação das futuras pastagens, que darão origem ao produto final do processo produtivo, ao qual a propriedade rural se destina.
Objetivo da propriedade rural
O primeiro critério a ser definido ou observado é o objetivo a que a propriedade rural se destina. Assim, podemos observar ou definir o tipo de pecuária que se tem ou se pretende implantar:
 -Criação de bovinos, bubalinos, equinos, ovinos ou caprinos.

Escolha do tipo de pastagem
 Concluído o primeiro item, passamos para a escolha de espécies adequadas de pastagens de acordo com a pecuária pretendida:
 - BOVINOS/BUBALINOS: Brizantha, Decumbens, Humidícola, Dictyoneura, Tanzânia, Mombaça, Aruanã, Andropogon e Setária;
- EQUINOS: Pensacola, Aruanã, Rhodes, Humidícola  e Mineirão;
- OVINOS: Aruanã, Rhodes, Guandu, Leucena e Setária;
- CAPRINOS: Setária, Aruanã, Guandu e Estilosantes.
Ao comprar as sementes, deve-se observar conceitos importantes: idoneidade da empresa, pureza física, porcentagem da germinação e valor cultural.
Preparo do solo
Deve-se lembrar sempre que, antes de se fazer os preparos mecânicos, deve-se  fazer a análise de solo e a sua interpretação. Cada espécie para pastagem tem uma exigência de nível de fertilidade para se ter uma qualidade final na pastagem em uso.
Por isso, deve-se proceder às operações mecânicas (aração e gradagem) de acordo com o tipo de solo e com a necessidade de adequações visando à sua conservação. Isso deve ser feito na época da seca, conforme a inclinação do solo, locando e construindo as curvas de nível. Da mesma forma, deve-se aplicar e incorporar calcário e outros corretivos como a prática de fosfatagem.
Época  e semeadura
A época mais adequada para a implantação da pastagem é no início do período chuvoso. No entanto, deve-se esperar para que  as  precipitações se firmem e o solo adquira uma umidade ideal.
Conhecendo o VC da semente (vem na embalagem), pode-se estabelecer a quantidade a ser semeada por hectare de acordo com as condições encontradas:


SEMENTES       C. ÓTIMAS     C.MÉDIAS     C.RUINS     PROFUNDIDADE

B. brizantha        280/VC           320/VC        400/VC             2 a 4 cm
B. decumbens     180/VC           240/VC        300/VC             2 a 4 cm
Panicuns             180/VC           250/VC        300/VC            0,5 a 2 cm

Ex: Para o plantio de B. brizantha, em condições ótimas, com VC de 51% , utilizamos o índice 280, ou seja:
Taxa de Semeadura = 280/51 = 5,5  Kg/ha.
Os métodos de plantio são variados, conforme o tamanho da propriedade, formato e inclinação das pastagens, assim como a tecnologia e a disposição do proprietário. Pode ser a lanço, com semeadoras mecânicas diversas, e até com semeadura aérea.
Da mesma forma, é importante salientar que, na modalidade de plantio a lanço, um dos mais utilizados atualmente, deve-se proceder à cobertura das sementes com camada de terra, que varia de 2-4 cm, dependendo da espécie.
Início do uso
Cada espécie tem uma altura adequada para se liberar a pastagem para a utilização:
Exemplos:
Mombaça e Tanzânia: 50 cm
B. Brizantha: 40 cm
A formação e a utilização adequadas das pastagens têm várias vantagens:
- Maior quantidade e melhor qualidade das pastagens;
- Base alimentar da pecuária;
- Cobertura rápida e adequada dos solos;
- Menor tempo de recuperação;
- Valorização da propriedade.
Assim, pode-se concluir que a formação adequada das pastagens, ou a sua reforma nas propriedades rurais, tende a tornar o processo de produção pecuária mais barato, ecológico e organizado, que, somados à capacidade empresarial do proprietário, pode ser o segredo do sucesso do investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário