segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Combate à Helicoverpa armigera: Como aplicar o HzNPV CCAB

Combate à Helicoverpa armigera: Como aplicar o HzNPV CCAB 
O Nucleopolyhedrovirus (NPV) de Helicoverpa spp. é um produto biológico de ocorrência natural, que infecta e mata especificamente as larvas. Trazido ao Brasil pelo Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB Agro), o produto desenvolvido pela australiana AgBiTech pode ser utilizado em diversas culturas, não tendo ação sobre insetos benéficos ou outras espécies de pragas.
 
Quando o HzNPV CCAB é pulverizado sobre as culturas, as larvas de Helicoverpa spp. ingerem partículas do produto biológico ao se alimentarem de partes da planta tratada. O produto infecta inicialmente as células que revestem o intestino da lagarta e em seguida se multiplicam infectando todas as células do inseto. Uma lagarta infectada para de se alimentar dentro de 1 a 2 dias após a infecção (foto abaixo). 

 
A multiplicação do HzNPV CCAB causa o rompimento da membrana celular, matando a lagarta e liberando líquido com grande quantidade de produto sobre partes da planta. Larvas saudáveis que se alimentarem destas partes serão infectados e irão morrer (infecção secundária).
 
As larvas infectadas com HzNPV CCAB normalmente morrem em até 8 dias, dependendo da temperatura e tamanho das larvas no momento da infecção (larvas menores morrem mais rapidamente, assim como temperaturas maiores favorecem uma ação mais rápida do produto). Apos a aplicação as lagartas são infectadas e os virus se multiplicam no seu trato digestivo. Após sua morte, a lagarta libera os virus multiplicados infectando outras lagartas ativas provocando a infecção secundaria (foto à direita).

Para um melhor desempenho do HzNPV CCAB, a pulverização deve proporcionar uma excelente cobertura sobre as plantas, pois as larvas são infectadas alimentando-se de partes contaminadas pelo produto biológico. É importante considerar os seguintes fatores para a aplicação: utilizar maior volume da calda; selecionar bicos  apropriados que proporcionem uma boa distribuição na cultura; e quando possível aplicar o HzNPV CCAB através do sistema de irrigação com equipamentos para fertirrigação.
 
As condições ambientais ideiais para a pulverização é temperatura entre 25 a 35°C e umidade relativa do ar acima de 55%. Deve-se aplicar quando as larvas estiverem em alimentação ativa e minimizar perdas por evaporação. Não é indicada a aplicação HzNPV CCAB em altas temperaturas (acima de 35°C), baixa umidade relativa do ar (abaixo de 50%), e horários de alta isolação, pois nessas condições ocorre alta evaporação, resultando em cobertura inadequada e baixa performance.
 
Quanto ao tamanho das larvas, o ideal é aplicar quando estiverem com até 7 mm de comprimento, mas nunca maiores que 13 mm. As larvas entre 7 a 13 mm de comprimento podem ser efetivamente controladas, contudo pode ocorrer algum dano na cultura.

O pH da água para preparo da calda deve ser inferior a 8, podendo-se utilizar produto indicado para ajuste. O pH acima de 8 danifica as partículas do HzNPV CCCAB  reduzindo ou anulando a sua eficácia.
 
 
HzNPV CCAB em Algodão
 
O desempenho do HzNPV CCAB na cultura do algodão pode ser  variável. Para obter melhor resultado, o HzNPV CCAB deve ser aplicado na cultura quando as larvas estiverem com até 7 mm de comprimento e em alimentação ativa. Isto porque o HzNPV CCAB tem um residual muito curto na superfície foliar das plantas de algodão tratadas.
 
Formas de utilização
 
O produto deve ser aplicado como inseticida convencional, quando for atingido o nível de controle de praga: respeitando o uso nas condições legais e aplicando sobre larvas com até 7 mm de comprimento. Já a Aplicação preventiva deve ser feita quando a Helicoverpa spp. aparece precocemente no desenvolvimento da cultura e quando o período de frutificação é longo (acima de 30 dias).
 
Pode ser utilizado para estabelecer o HzNPV CCAB  nas culturas, por ser produto biológico, explorando a infecção secundária. Também para suprimir danos no início de frutificação em culturas como soja e algodão e em programas de Manejo Integrado de Pragas.


(Fotos de Propriedade de Odair Jose de Aguiar) 

Agrolink
Autor: Leonardo Gottems

Nenhum comentário:

Postar um comentário