quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Criação de frango e galinha caipira

A criação de frango e galinha caipira é uma alternativa de produção de carnes e ovos destinada a um mercado consumidor exigente

Por Beatriz Lazia

frango galinha caipiras 250x250 Criação de frango e galinha caipira
É importante que o avicultor realize um estudo de mercado para saber o que será mais rentável de ser produzido
No sistema de criação de frango e galinha caipira, é possível ao avicultor optar por quatro tipos de produção. O primeiro passo é definir qual será esse tipo: produção de ovos, frango de corte, pintinhos de um dia ou frangas de reposição. Caso seja de interesse do produtor, ele pode fazer a combinação de uma ou mais destas alternativas.
Para chegar a esta definição, é importante realizar um estudo de mercado e saber o que será mais rentável de ser produzido. Neste levantamento, os fatores mais importantes são os insumos, as condições da região e o mercado para os produtos. Em função das condições climáticas, da facilidade de obtenção dos insumos necessários e do mercado consumidor, o produtor define o volume da produção, que é o número de aves produzidas e o sistema em que essas aves serão criadas. Tudo isso sem se esquecer de realizar o controle de todas as etapas da produção e de registrar as informações em fichas próprias.
Quanto às instalações, a utilização de material disponível na propriedade como sobras de construção, madeira, bambu, telhas e telas é uma medida que contribui e muito para a diminuição dos custos de implantação da avicultura. É importante lembrar que o principal é que a estrutura seja resistente e, de preferência, seja construída com material durável. Assim, quanto mais rústico for o material empregado, maior será o trabalho de limpeza e desinfecção.
Outro fator muito importante, na hora de decidir a localização da granja, deve ser a proximidade tanto do mercado consumidor quanto de fornecedores de insumos e de matérias-primas, pois reduz os custos de transportes e aumenta a vida útil dos produtos.
O galpão utilizado, nos sistemas semi-intensivo e intensivo, deve ser instalado em locais secos, ligeiramente inclinados, e possuir boa disponibilidade de água. Ele deve ser construído sempre no sentido leste-oeste, com atenção para os ventos dominantes no local, especialmente no inverno, pois o movimento de ar no interior do galpão é fundamental para a manutenção da qualidade do ambiente; nem frio no inverno, nem calor no verão.
Quanto aos equipamentos básicos utilizados na atividade avícola, seja ela industrial ou sistema caipira, são os comedouros, bebedouros, campânulas, termômetros, ventiladores, bandejas de alimentação, círculos de proteção, balança e cortinas. Além disso, outros equipamentos podem ser necessários, o que irá depender de outros diversos fatores. E o tipo e a quantidade de equipamentos necessários dependerá da dimensão da granja, do sistema de criação e do número de aves criadas.
Quanto ao sistema de criação, no Brasil, a criação de aves ao ar livre é bastante praticada no meio rural. As aves são mantidas livres ou semiconfinadas, com acesso direto ao pasto por algumas horas ou durante todo o dia. O conceito caipira, na acepção da palavra, é de uma ave nativa que não passou por melhoramento genético e que apresenta baixa produtividade. No entanto, já existem, no mercado, linhagens caipiras melhoradas e/ou raças puras, que podem ser criadas em uma produção direcionada para se obter lucro financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário