quarta-feira, 6 de julho de 2011

Zoneamento agrícola orienta o plantio de milho

O estudo, publicado nesta quarta-feira, também apresenta indicações para o cultivo de caju no Ceará

por Globo Rural On-line
 Shutterstock 
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou estudo de risco climático para o plantio do milho em 16 estados e no Distrito Federal (DF), nesta quarta-feira (6/7), no Diário Oficial da União (DOU). Também foram publicadas as orientações para a cultura do caju no Ceará.

Os fatores mais importantes para a produção do milho são a disponibilidade de água, o controle da radiação solar e a eficiência no desenvolvimento dos grãos. Em cultivos não irrigados, o produtor deve observar a distribuição das chuvas na região na
época de semeadura.


Segundo o Ministério de Agricultura, os
solos mais arenosos, pouco profundos ou com baixo teor de matéria orgânica, geralmente apresentam menor capacidade de fornecimento de água para as plantas. A fase mais crítica para a cultura, em relação ao déficit hídrico, é a de enchimento de grãos. A quantidade de chuva ideal para a cultura do milho é de 500 mm durante o ciclo.

Caju

As condições ótimas para o cultivo de caju são temperaturas entre 22ºC e 32ºC, com muita luminosidade, chuvas acima de 1.200mm por ano, com 3 a 4 meses de estiagem, no máximo, e altitudes inferiores a 600 metros.

O
zoneamento agrícola apresenta os municípios aptos e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo em cada estado.

Confira as portarias publicadas nesta quarta-feira no DOU clicando
aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário