segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Na Bahia, eucalipto vira energia elétrica


Empresa vai substituir o uso do gás natural pela energia cogerada a partir da árvore

por Globo Rural On-line
 Shutterstock
Árvores de eucalipto vão cogerar energia elétrica para abastecer o parque industrial da Dow Brasil na Bahia






Árvores de eucalipto serão utilizadas para cogerar energia elétrica em Candeias, cidade localizada na região metropolitana de Salvador (BA). A empresa Energias Renováveis do Brasil (ERB) é quem vai operar a unidade e a produção abastecerá o parque industrial da Dow Brasil, localizado na mesma cidade. 


Segundo a Dow Brasil, para dar vazão ao projeto foram investidos R$ 200 milhões. A empresa quer substituir os 200 mil metros cúbicos de gás natural que usa diariamente pela energia cogerada a partir do eucalipto para reduzir as emissões de gás carbônico na atmosfera. A unidade de cogeração terá capacidade para produção anual de 1,08 milhão de toneladas de vapor industrial e 108 mil MWh de energia elétrica. 

Em julho, a empresa e o estado já haviam firmado um protocolo de intenções, através do qual a ERB se comprometeu a estimular a a economia local por meio da viabilização deste projeto e geração de postos de trabalho. Em contrapartida, a Bahia oferecerá apoio institucional e benefícios fiscais previstos no Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário