segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Curso aborda ecologia química aplicada ao controle biológico de pragas na agricultura.

Foto Embrapa
Curso aborda ecologia química aplicada ao controle biológico de pragas na agricultura.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,  unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, promove no período de 21 de novembro a  2 de dezembro , o Curso de ecologia química aplicada ao controle biológico de pragas na agricultura.

O objetivo do curso é capacitar estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Agronomia, Bioquímica, Química, dentre outras, em técnicas e metodologias de pesquisa para isolamento e identificação de semioquímicos, tais como ferômonios, na avaliação comportamental de insetos e na aplicação no manejo de pragas agrícolas.




O Curso é organizado pelos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Miguel Borges, Maria Carolina Blassioli Moraes e Raúl Laumann, e vai contar com exposições teóricas e práticas ministradas por pesquisadores da Embrapa (Recursos Genéticos e Biotecnologia e Hortaliças); de universidades nacionais - Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal de São Carlos (UFscar); Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Lavras (UFLA) – e internacionais, Instituto de Pesquisa de Rothamsted, Reino Unido, e Universidad de la República, do Uruguai.

            As palestras teóricas vão abordar os seguintes temas: (1) Introdução à Ecologia Química; (2) Comunicação entre insetos: (3) Tipos de canais, sinais e pistas; (4) Semioquímicos de insetos: Feromônios e compostos defensivos; (5) Introdução a Métodos Analíticos em Ecologia Química; (6) Síntese Orgânica de Semioquímicos; (7) Bioecologia de insetos e Métodos de seleção, Extração e aplicação para a formulação de bioinseticidas e (8) Estatística Aplicada à Ecologia Química.

            Já na parte prática os participantes aprenderão técnicas de criação e comportamento dos insetos-praga, bioensaios por olfatometria com percevejos machos e fêmeas e análise por cromatografia gasosa e espectrometria de massa, entre outros. Serão treinados também no uso de armadilhas à base de feromônios no campo.

Feromônios: aliados no controle biológico de pragas agrícolas

            A ecologia química se baseia no estudo de sinais químicos emitidos por insetos e plantas para se comunicarem.  Alguns destes sinais químicos, como os feromônios, são liberados pelos insetos e transportados na atmosfera, sendo, por vezes essenciais na comunicação e interação entre os indivíduos da mesma espécie, com os próprios predadores ou inimigos naturais e as plantas.

Os feromônios emitidos e captados no meio ambiente por indivíduos da mesma espécie apresentam grande influência no comportamento destes animais na captura de alimentos e no processo reprodutivo, como dispositivo de atração sexual.

            Os cientistas da Embrapa reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para compreender melhor o mecanismo comportamental dos insetos visando, assim, o desenvolvimento de novas metodologias a serem utilizadas no controle e manejo de insetos-praga.

O trabalho de pesquisa desenvolvido na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em parceria com várias unidades da Embrapa - Amazônia Ocidental, Arroz e Feijão e Clima Temperado - envolve o estudo de diferentes tipos de insetos-praga, dentre os quais podem ser citados: percevejos da soja (FOTO) e arroz, mariposas do milho, coleópteros de algodão e a broca do fruto do cupuaçu.

            Segundo o pesquisador Miguel Borges, coordenador do curso, o controle biológico de pragas é um método racional e sadio. Essa tecnologia tem como premissa básica o investimento no uso de dispositivos naturais para o controle de insetos-praga de culturas agrícolas e, conseqüentemente, reduzir ao máximo o uso de defensivos químicos nas lavouras.

O resultado desta pesquisa tem como proposta disponibilizar para a agricultura familiar e o agronegócio uma tecnologia limpa e impactante tanto do ponto de vista sócioambiental como do econômico.

            Neste contexto, os produtos de uso agrícola, derivados de feromônios têm se apresentado como fortes aliados da sustentabilidade na agricultura e têm um mercado crescente frente à economia mundial, com 30% do mercado de biopesticidas no mundo, atrás apenas dos inseticidas bacterianos e botânicos.

            No Brasil, as tecnologias baseadas no uso de feromônios já resultaram em mais de 15 produtos registrados e outros em fase de registro. A aplicação dessas tecnologias está em expansão para o controle de insetos-praga de diversas culturas agrícolas, como o dendê, a maçã, a goiaba, a uva, a cana-de-açúcar dentre várias outras, no Brasil e no exterior.
O curso conta com, o mínimo de 15 e o máximo de 30 vagas, e as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de novembro de 2011 no site: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2011/curso_ecologia_quimica.html

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cursos@cenargen.embrapa.br

Fernanda Diniz
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 3448-4769 e 3340-3672

Nenhum comentário:

Postar um comentário