sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Feijão-caupi tem cultivares para safra 2011-2012

Fonte: Embrapa, Francisco Freire

Ações do documento

Feijão-caupi tem cultivares para safra 2011-2012
Quatorze cultivares de feijão-caupi desenvolvidas pela Embrapa Meio-Norte em parceria com outras Unidades da instituição, estão sendo indicadas para a safra 2011/2012, no Piauí e Maranhão. A indicação é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do zoneamento agrícola, que aponta a lista dos municípios aptos para o plantio nos estados.

As cultivares indicadas, todas com produtividade média acima de uma tonelada por hectare e ciclos que vão de 65 a 75 dias, são as seguintes: BRS Tumucumaque, BRS Mazagão, BR14 Mulato, BRS Aracê, BRS Juruá, BRS Pajeu, BRS Paraguaçu, BRS Potengi, BRS Rouxinol, BRS Xiquexique, BRS Guariba, BR17 Gurguéia, BRS Maratoã e BRS Monteiro.


No Piauí, a formatação do sistema agrícola prevê o plantio de  três safras. Segundo o pesquisador Francisco Brito, a primeira, denominada de sequeiro, que vai de outubro a novembro, na região sul do estado. Na região centro, a semeadura ocorre de janeiro e fevereiro. Já na região norte, o plantio vai de fevereiro a março.

A segunda safra, a de vazantes, é trabalhada apenas na região norte e vai de junho a julho. A terceira, irrigada, alcança as três regiões do estado. A semeadura começa a partir de julho, quando as chuvas praticamente desaparecem por completo no Piauí.

O zoneamento agrícola para a cultura do feijão-caupi na safra 2011/2012, com a lista dos municípios do Piauí e Maranhão, aptos à produção e os períodos adequados à semeadura, estão disponíveis nas portarias 364 e 365, do Diário Oficial da União, do dia 20 de setembro.


Fernando Sinimbu  ( 654 MTb/PI)
(86) 3089-9118
fernandosinimbu@cpamn.embrapa.br
Embrapa Meio-Nort
e

Nenhum comentário:

Postar um comentário