sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Tecnologia inédita transforma vinhaça em fertilizante e água tratada



A empresa SCBCS desenvolveu uma inovadora tecnologia que transforma vinhaça, subproduto da fabricação do etanol, em um pó rico em potássio, que pode ser aproveitado como fertilizante. Além disso, a maior parte do líquido é transformado em água tratada, reutilizável em processos industriais. A solução foi desenvolvida, patenteada e testada no Brasil por especialistas de diversas nacionalidades, a partir do conhecimento do mercado sucroalcooleiro nacional, suas respectivas tecnologias de ponta e, também, pelo domínio tecnológico mais avançado mundialmente.

A novidade será apresentada em palestra durante o 10º Seminário sobre Produtividade e Redução de Custos da Agroindústria Canavieira, que acontecerá em Ribeirão Preto (SP), nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2011.

"Além deste seminário, iremos participar de outros importantes eventos nacionais e internacionais. Esses encontros serão uma oportunidade para destacarmos a nossa solução inédita para o segmento e também para debater o tema com um público diversificado, envolvendo investidores e especialistas do setor de biotecnologia e bioenergia", comenta Silvio Taboas, membro do conselho da SCBCS.

TECNOLOGIA

Atualmente, para cada litro de etanol produzido são gerados aproximadamente 13 litros de vinhaça, ou vinhoto, como também é conhecido. Esse fluido é um resíduo líquido que pode prejudicar os solos. A tecnologia desenvolvida pela SCBCS retira as impurezas do material e, com a combinação de outros micronutrientes, transforma o vinhoto em adubo em pó de alto valor, que pode ser útil para os próprios canaviais.

Com a solução, o Brasil diminuirá a demanda por importação de fertilizantes, que chega a 90%, pois mil litros de vinhaça transformada em pó contém, no mínimo, dois quilos de potássio. A iniciativa traz outra vantagem para as indústrias canavieiras: "Agora é possível produzir álcool etílico como um produto ZLD, isto é, descarga líquida zero, um processo que não gera quaisquer resíduos e efluentes, normalmente nocivos ao meio ambiente", explica Taboas.

SOLUÇÃO SCBCS/ZLD®

Os especialistas da SCBCS passaram alguns anos pesquisando empresas nacionais e internacionais que detém conhecimento similar em procedimentos envolvendo processos de separação por membranas e evaporação de alta eficiência.

"A partir desse estudo, aliado a observações de tentativas pré-existentes e experiências parcialmente bem-sucedidas, a SCBCS alcançou uma inovação única, testada em nível semi-industrial, capaz de eliminar completamente a produção de vinhaça e, consequentemente, o seu descarte por meio das destilarias de álcool. Posteriormente, não apenas fabricantes de bioetanol de primeira geração, a exemplo do biodiesel e do etanol de segunda geração, como todos os destiladores de bebidas alcoólicas, também se beneficiarão da tecnologia", enfatiza Juan Staibano, membro do conselho da SCBCS.

A empresa tem como principais diferenciais a inovação e a sustentabilidade, investindo em capital humano e científico, além de forte visão comercial. A SCBCS é a proprietária exclusiva dos direitos de uso da tecnologia e patente da chamada SCBCS ZLD® (Sugar Cane Business Case Sustainability, Zero Liquid Discharge). A solução é aplicada por meio da utilização de instalações e máquinas industriais e necessita do acompanhamento de sistemas especialistas, pois o processo de transformação da vinhaça requer a utilização de sensores interpretativos e ajustes dinâmicos hipersensíveis, processos não óbvios de ajuste das condições físico-químicas de cada variedade de vinhaça em particular.

Essa tecnologia garantirá, principalmente, a preservação do meio ambiente, uma vez que as fábricas obterão água reutilizável nos seus processos industriais e poderão evitar a contaminação dos campos, águas superficiais e os lençóis freáticos. Além disso, haverá um benefício logístico, visto que os produtores não precisarão mais disponibilizar tanques e caminhões para transportar a vinhaça. A previsão de chegada da SCBCS ZLD® ao mercado nacional é de dois anos.

Esta inovação e o novo empreendimento já contam com o apoio do Governo Federal, por meio da Diretoria de Tecnologias Inovadoras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Ministério de Minas e Energia (MME) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Os dados para contato com a SCBCS estão disponíveis no site da tabVlae, empresa que representa a SCBCS. O acesso e os dados de contato são feitos por meio do link www.tabVlae.com.

FONTE

Printer Press Comunicação Corporativa
Cintia Bechiolli e Fernando Saliba - Jornalistas
Telefones: (11) 5582-1605 e (11) 5582-1600

Nenhum comentário:

Postar um comentário