quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Agricultura de Precisão


Por Herbes Araújo, Graduando em Engenharia Agronômica - UESB



A pratica da agricultura de precisão (AP) não é recente. Na verdade sua utilização é anterior á agricultura hoje praticada onde a busca do aumento da capacidade de trabalho do homem elevou a mecanização e a agricultura em grande escala.
A (AP) é uma prática agrícola onde se utiliza informações tecnológicas, com intuito de melhorar a aplicação de adubos e defensivos numa determinada área, a partir de dados geograficamente referenciados, que tende a estabelecer condições ideais afim de melhorar aspectos agronômicos sejam químicos  físicos e biológicos, onde se utiliza o conceito de variáveis aleatórias com o conceito de variáveis regionalizadas denominada geoestatística, através de equipamentos eletrônicos como : GPS, sensores, medidor de umidade, monitor de plantadeira dentre outros, existem também empresas especializadas que vendem kits completos para (AP).
Essas ferramentas são acopladas nos tratores, colheitadeiras, semeadoras e outros implementos, permitindo o levantamento de dados, e a aplicação na dosagem certa e localizada de insumos. Uma outra ferramenta importante para (AP) são os softwares de SIG, sistema de informação geográfica. Existe uma grande quantidade desses programas no mercado, destinado a diferentes perfis de usuários, com diferentes aplicações.


A agricultura de precisão possibilita conhecer melhor o solo a ser cultivado permitindo que seja possível tomar decisões mais acertadas quanto aos tratos culturais por exemplo na distribuição dos insumos nos locais definidos e no tempo certo diminuindo o custo de produção. A aplicação dos insumos de forma correta contribui para a preservação do meio ambiente uma vez que serão aplicados nos locais e quantidades ideais, sendo possível fazer economia de insumos de aproximadamente 20% segundo dados de algumas empresas. É importante salientar que a aplicação localizada de insumos gera benefícios uma vez que a dosagem de insumos permite maximizar a produção sem que potenciais excedentes de fertilizantes e defensivos comprometem a qualidade especialmente da água.
Há, ainda, muito que fazer em termos de pesquisa nacional na área econômica para expansão da prática da agricultura de precisão no país. É  fundamental portanto que estudos de casos sejam realizados em propriedades agrícolas que já vem adotando a tecnologia e executando o seu ciclo completo há mais tempo. Neste sentido, é possível analisar a relação custo/beneficio comparando-se áreas cultivadas com agricultura de precisão e como o sistema tradicional, obtendo-se resultados mais confiáveis, porém sem grandes generalizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário