sábado, 9 de fevereiro de 2013

Produção Integrada de gengibre, inhame e taro pode ser regulamentada

Todo produto certificado deverá ter um selo de identificação de conformidade

por Globo Rural On-line
 Shutterstock
Os produtores das cadeias de gengibre, inhame e taro que optarem pela certificação de Produção Integrada terão uma norma regulamentada (Foto: Shutterstock)
Ainda neste ano, os produtores das cadeias de gengibreinhame e taro que optarem pela certificação deProdução Integrada terão uma norma regulamentada. A adesão à iniciativa é voluntária, porém, o produtor que optar pelo sistema terá de cumprir rigorosamente as orientações estabelecidas. 

A elaboração dessas regras será feita por meio de uma Comissão Técnica, instituída por portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) é um sistema baseado na sustentabilidade ambiental, segurança alimentar, viabilidade econômica e rastreabilidade de todas as etapas produtivas. O programa, iniciado em 2001, prevê a inserção de tecnologias que propiciem a certificação e elevem a competitividade dos produtos. Além disso, diminui o emprego de agrotóxicos e fertilizantes, reduzindo o custo da produção. 

O Ministério é responsável pela publicação das normas, enquanto as certificadoras acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) fazem as auditorias e emitem o selo do programa. 
Selo
Todo produto certificado pela Produção Integrada deverá ter um selo de identificação da conformidade. O produtor é obrigado a fazer a análise de resíduos antes de receber o selo e chegar ao supermercado. Por isso, ao adquirir um alimento identificado, é certeza de produto saudável e protegido.
Com informações do Mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário