quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ceplac lança biofungicida contra vassoura-de-bruxa no dia 16 de junho


Durante o Dia Internacional do Cacau, 16 de junho, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) apresentará oficialmente o biofungicida Tricovab, uma das principais armas no combate à vassoura-de-bruxa. A doença causada por um fungo é uma das principais causas da queda de produção de cacau na Bahia.

O Tricovab é um agente natural, desenvolvido em laboratório a partir da fermentação do fungo Trichoderma stromaticum, antagônico aoMoniliophtora perniciosa, que provoca a vassoura. "O fungo é colonizado em grãos de arroz. Quando em contato com a água que será utilizada para a aplicação, o fungo é ativado e, nas plantas, se transforma no inimigo natural do Moniliophtora perniciosa, que causa a vassoura-de-bruxa", explicou o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro.

Serão distribuídos 10.240 quilos do biofungicida para os produtores indicados pelos técnicos da Ceplac, desde que adotem o pacote tecnológico recomendado pela Comissão Executiva. Serão contempladas 640 propriedades (dois hectares por fazenda) em 30 municípios.

"A Ceplac dá à sociedade uma resposta efetiva na questão da sanidade vegetal. Porém, muito mais que isso, com um produto ambientalmente correto, proporciona um ganho efetivo na relação meio ambiente/lavoura e, ainda, abre a possibilidade de aumento da rendado produtor, com a possível maior produtividade. Isso tudo vai gerar mais emprego no campo. Com esses fatores assegurados, estaremos garantindo a sustentabilidade do agronegócio cacau, em outra frente, para além das fronteiras do cacau-cabruca", avalia o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart.

FONTE

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Assessoria de Comunicação Social do MAPA
Telefone: (61) 3218-2203

Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
Assessoria de Comunicação Social da Ceplac
Roberta de Souza Oliveira - Jornalista
Telefone: (73) 3214-3044

Nenhum comentário:

Postar um comentário