sábado, 23 de julho de 2011

Pescanova, indústria de pesca espanhola, quer investir na Bahia


Intenção da empresa é fazer aporte de R$ 95 milhões e gerar mais de 900 empregos diretos na cidade de Glória

por Globo Rural On-line
 Shutterstock
Pescanova deve industrializar tilápias na Bahia







Instalada no Rio de Janeiro e em Pernambuco, e estabelecida nos cinco continentes, a indústria espanholaPescanova quer agora se estabelecer no município de Glória, na Bahia, grande produtor de tilápia, localizado no norte do estado. 

A intenção da empresa é investir R$ 95 milhões e gerar 932 empregos diretos e 4,6 mil indiretos. Para o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, a implantação da nova indústria é importante, mas ele defende que seja feita com a integração dos pequenos produtores da região, que deverão ter os peixes adquiridos pela Pescanova. Nos próximos dias, a companhia deverá assinar um termo de compromisso com o governo do estado. 

De acordo com o diretor executivo da Pescanova Brasil, Róman Davila, a intenção é industrializar os peixes produzidos em Glória e em Itacuruba (PE). A previsão é que o projeto na Bahia entre em funcionamento em 2013, ao longo de três fases. Na primeira, de larvicultura, a empresa quer produzir 12 milhões de alevinos por mês. A segunda fase é a de engorda em tanques e a terceira será o processamento. A planta tem capacidade para processar 165 toneladas de tilápias por dia e deverá chegar a 1,78 mil toneladas por mês. A previsão é de que a produção da Pescanova Brasil chegue a 21 mil toneladas ao ano – o que representa 17% do que a Bahia produz atualmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário