sábado, 9 de julho de 2011

Safra de cana em Goiás será maior nesta temporada


Estimativa é colher 48 milhões de toneladas de cana-de-açúcar neste ciclo

por Agência Udop de Notícias
 Shutterstock
Sifaeg aponta safra de cana maior nesta temporada







safra 2011/2012 de cana-de-açúcar no estado de Goiásdeve ser superior à temporada anterior, é o que projeta oSindicato da Indústria de Fabricação de Etanol e Açúcar de Goiás (Sifaeg) através de seu presidente André Rocha. No entanto, o crescimento deve ser pequeno, devido a má qualidade da cana colhida nesta safra, que sofreu os impactos da forte estiagem do ano passado. 

Segundo Rocha, ainda é cedo para quaisquer avaliações e projeções, mas o estado trabalha com a possibilidade de processar algo próximo à 48 milhões de toneladas de cana, contra 46,6 milhões de toneladas processadas na safra passada. Se estes números se concretizarem, a produção também deve crescer, de 2,9 bilhões de litros de etanol produzidos em 2010/11 para 3 bilhões em 2011/12, e de 1,8 milhão de toneladas de açúcar da safra passada, para 1,9 milhão de toneladas nesta temporada. 

Goiás é atualmente o terceiro estado produtor do Brasil de cana-de-açúcar, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. No quesito produção de etanol, o estado é o 2º colocado do ranking, atrás apenas de São Paulo, e na produção de açúcar, figura como 5º maior produtor do País. 

Ainda de acordo com o presidente do Sifaeg, Goiás tem possibilidade de multiplicar sua produção várias vezes. "No ZAE Cana (Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar), feito pela Embrapa, foi apontado que Goiás é o estado com maior propensão para a expansão do cultivo da cana, com um total de mais de 11 milhões de hectares de área propícia para o cultivo. Hoje temos apenas 670 mil hectares com cana, daí o grande potencial que temos", destaca André Rocha.

O crescimento da cana, todavia, segundo o executivo, ocorre em paralelo ao crescimento de grãos e a produção de carne, quer seja bovina, suína ou de aves. "Temos 35% da área com pastagem, sendo a maior parte dela degradada, então dá para crescer a produção de cana, sem prejudicar qualquer outra cultura", afirma. 

Para este ano de 2011, o estado de Goiás ganhará mais uma nova usina. Em 2012, a expectativa é de que de quatro a seis novas unidades devam ser inauguradas no estado. "Esperamos que das 100 novas unidades que precisam aparecer no Brasil para acompanhar a demanda e a frota flex, nos próximos cinco anos, a maior parte esteja em Goiás", finaliza André Rocha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário