quarta-feira, 25 de julho de 2012

Plantio eficiente de mandioca

A época tradicional de plantio é no início da estação chuvosa, pois coincide com o reinício ou o prosseguimento de um período quente


portal agropecuario plantio eficiente mandioca Plantio eficiente de mandioca

A mandioca tem seu plantio feito com manivas ou manivas-sementes, que são hastes ou ramas do terço médio da planta
Macaxeira, aipim, maniva, manaíba, carimã, uaipi ecastelinha são os diversos nomes que a mandioca recebe pelo país adentro. Sendo ela, uma possível garantia de segurança alimentar e energética de países pobres; ameaçados, atualmente, pelos aumentos de preços de alimentos e do petróleo.
A mandioca tem seu plantio feito com manivas ou manivas-sementes, que são hastes ou ramas do terço médio da planta, com mais ou menos 20 cm de comprimento e com 5 a 7 gemas. A seleção das ramas e o preparo das manivas são pontos extremamente importantes para o sucesso da plantação devido à multiplicação vegetativa da planta.

Em todo o território brasileiro, a época de plantio mais tradicional é no início da estação chuvosa, pois coincide com o reinício ou o prosseguimento de um período quente. Esse período é o indicado devido às condições essenciais de natureza climática, umidade e calor, responsáveis pelas brotações e pelo enraizamento das estacas plantadas, que é o ponto de partida para o estabelecimento da cultura.
Para o preparo do terreno, tanto a adubação quanto as calagens devem ser feitas com base em uma análise do solo. Em casos de solos pouco ácidos, que já tenham sido bem explorados e que revelem pobreza de elementos minerais, recomenda-se fazer a aplicação de fertilizantes fosfatados. Em experiências feitas com adubação, a melhor resposta obtida foi com esterco de curral, pois a adubação orgânica, além de aumentar o rendimento, melhora também as condições físicas e biológicas do solo.
Quanto aos tratos culturais, aconselha-se deixar os restos de capina na área para que sejam incorporados ao solo. Não devem ser feitas podas, pois elas trazem mais efeitos negativos para a mandioca do que positivos, diminuindo a produção de raízes e facilitando a disseminação de doenças. Quanto ao corte, ele deve ser feito cerca de 20 cm acima do solo, caso apareçam doenças ou pragas, ou caso haja necessidade de ramas para novos plantios.
Uma das doenças que ataca a plantação de mandioca é a bacteriose, que pode ser transmitida pela maniva e passar para outras regiões da planta. Para o seu controle é indicado o plantio de variedades resistentes. Outra doença é a antracnose, que causa a podridão das raízes e o mosaico. Para controlá-la, não se recomenda o controle químico, pois no caso da mandioca esse controle é antieconômico. Outras pragas são os ácaros, que são transportados pelo vento, chuva e passagem de pessoas; a lagarta da mandioca ou mandarová; a broca do caule; a mosca do broto; os cupins e as formigas.
Como as manivas são a melhor maneira de evitar a propagação de pragas e doenças, o produtor pode, a partir de uma seleção cuidadosa de manivas, evitar a disseminação de doenças em sua plantação. Para isso, o produtor deve reservar uma área, que pode ser pequena, como por exemplo, um quinto de hectare que origina manivas para 5 hectares, e nela fazer um plantio especial de manivas com cuidados intensos, a fim de produzir manivas selecionadas.
Para mais informações, consulte o curso Cultivo de Mandioca, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Neste curso, a coordenadora Doutora Marney Pascoli Cereda orienta a respeito das formas de utilização da mandioca e suas variedades, preparo do solo, adubação, plantio, entre outros. Leia também o artigo Algumas dicas sobre o cultivo da mandioca.



Fonte: http://www.portalagropecuario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário