terça-feira, 9 de agosto de 2011

Novas cultivares de tomate chegam ao mercado


A BRS Iracema, BRS Kiara e BRS Nagai estarão disponíveis para o consumidor no início de 2012

por Globo Rural On-line
Divulgação/Embrapa
Os novos tomates deverão chegar ao mercado no início de 2012








Os produtores brasileiros de tomate terão novas opções nos segmentos cereja e santa cruz. Tratam-se dos híbridosBRS IracemaBRS Kiara e BRS Nagai, que deverão chegar ao mercado no início de 2012. Os materiais são fruto de uma parceria entre a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e aAgrocinco, empresa que atua no mercado brasileiro de sementes. 

BRS Kiara é um híbrido do tipo santa cruz, segundo a Embrapa, muito produtivo. Os frutos possuem firmeza média quando maduros e excelente sequência de pencas, além de rápido crescimento inicial. O BRS Nagai é outro híbrido do tipo santa cruz, mas possui frutos um pouco mais alongados. A cultivar destaca-se pela produtividade e possui tolerância a espécies de begomovírus (geminiviroses) e resistência a espécies de tospovirus (vira-cabeça
). 

Já o BRS Iracema é uma cultivar do tipo cereja. Os frutos são firmes, apresentam boa durabilidade pós-colheita e excelente sequência de pencas. Além disso, o híbrido apresenta resistência a nematóides do gênero meloidogyne (gene Mi) e frutos com altos teores de sólidos solúveis. 

O contrato para desenvolvimento dos híbridos teve como base a Lei de Inovação, que permite o investimento direto de empresas no desenvolvimento de produtos tecnológicos. “É uma união de esforços para o desenvolvimento de produtos”, explica o gerente de Planejamento e Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), Raul Rosinha. 

De acordo com Raul Rosinha, a Agrocinco terá exclusividade na comercialização das cultivares nos próximos dez anos. “Trata-se de uma alternativa interessante para a companhia e para a Embrapa, que poderá compor o portfólio de produtos da empresa”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário